Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Guia de marcas de instrumentos musicais

Guia de marcas de instrumentos musicais

Para você que gosta de música: conheça mais sobre as principais marcas de instrumentos musicais

Instrumentos de Corda

Atualizado em 6 Fev 12

4 min de leitura

Apesar de os instrumentos musicais ainda serem muito produzidos de forma artesanal, já faz vários anos que a sua produção também se tornou industrialmente forte. Os luthiers (profissionais especializados na construção de instrumentos musicais) ainda dominam neste mercado, porém, cobram alto pelo preço de suas obras primas e isso, às vezes, não é nada acessível para a maioria das pessoas.

Conforme o tempo foi passando, os instrumentos industrializados foram ganhando mais qualidade, hoje muitas marcas se destacam como expoentes de bons instrumentos musicais. Uma das tendências mais interessantes é perceber a enorme importância do parque industrial asiático para este meio, grande parte das maiores empresas de música tem sua origem lá. Este guia foi criado para você, que é músico e deseja conhecer um pouco mais sobre as marcas que estampam as suas guitarras, baterias, flautas, entre outros instrumentos.

Roland Corporation

A Roland é uma empresa japonesa de instrumentos musicas, eletrônicos e software. Ela foi fundada durante a década de 70, o seu nome americanizado foi adotado como uma estratégia comercial para ganhar apelo no resto do mundo. A empresa se tornou famosa por ser uma das precursoras no mercado de sintetizadores e outras máquinas semelhantes.
 
É uma das marcas dominantes de instrumentos musicais eletrônicos, com fábricas no mundo todo. No início dos anos 90 a empresa havia crescido tanto que se tornou uma corporação, criando diversas pequenas marcas vendendo produtos de nicho para ela.

O nome original, isto é, Roland, ficou responsável pelos sintetizadores: teclados, baterias eletrônicas, pickups de DJ, amplificadores etc.

BOSS é a marca sob a qual são vendidos produtos para guitarristas e baixistas como pedais, unidades de efeitos, metrônomos, aparelhos de gravação portátil e todo tipo de acompanhamento eletrônico para esses instrumentos. A Edirol vende principalmente equipamentos de gravação, tanto de vídeo quanto de áudio e softwares musicais. A RSS produz linhas de mesas de som e mixers para estúdios de gravação. A Rodgers é especializada em orgãos de todos os tipos. A Cakewalk foi recentemente comprada pela Roland e vende softwares para músicos. Por fim, a última empresa desta corporação é a Roland DG que vende aparelhos de fabricação de CDs, vinis e outras máquinas para a indústria fonográfica.

Crafter

A Crafter é uma empresa coreana, fundada nos anos 70, que se iniciou produzindo violões clássicos somente para o mercado interno de seu país e que em pouco tempo ascendeu a esfera mundial graças a qualidade sonora de seus produtos. Os violões da linha Sungeum, que significa ?realizando o som?, é até hoje um dos maiores líderes de venda na Coreia e foi o principal responsável pela internacionalização da empresa.
 
O diferencial surgiu da ambição de fabricar violões eletro-acústicos que estavam com uma grande demanda no mercado mundial. A nova empreitada também trouxe um novo nome, Crafter, mais fácil e acessível para consumidores ocidentais.

Korg

A Korg também foi fundada no Japão durante a década de 60, o que faz dela uma das mais antigas da indústria. Originalmente chamada de "Keio Eletronic Laboratories", a sua especialidade sempre foi a indústria dos instrumentos eletrônicos.

A empresa começou criando teclados, mas apenas conquistou respeito quando inventou o órgão programável. A partir daí o dinheiro deslanchou e a empresa pode crescer e investir em novos projetos, um dos principais, ainda na década de 70 foi a comercialização de teclados sintetizadores, que causariam uma verdadeira revolução na indústria fonográfica.

Com o passar dos anos a Korg foi diversificando para todo tipo de acessório eletrônico ligado a música, de pedais com efeitos para guitarra, assim como gravadores e outros acessórios de estúdio. Até hoje ela é uma das líderes deste mercado.

Strinberg

A única marca deste guia que não foi fundada na Ásia, embora seus produtos sejam feitos em indústrias chinesas. A Strinberg é uma marca que se especializou na fabricação de acessórios para instrumentos musicais, mas que também ficou famosa por suas guitarras e baixos elétricos.

Fundada durante a década de 90, a Strinberg tinha como público alvo músicos iniciantes ou mais pobres, fato que certamente causou alguma infâmia sobre a qualidade de seus produtos, principalmente pelas madeiras de compensado do qual eles eram feitos. Outro problema é que os modelos criados pela Strinberg imitavam as formas de marcas mais "nobres" como a Gibson e a Fender. Em pouco tempo, devido a um processo, eles tiveram de desenhar seus próprios produtos.

A chegada dos anos 2000 representou uma grande guinada para a empresa, que passou a criar seus instrumentos com uma produção de qualidade, com novos e duráveis materiais. Mesmo com esta mudança, a postura da empresa em servir os novos músicos e os menos afortunados não mudou, e o preço continuou mais baixo do que o normal. Com esta mudança de atitude a Strinberg é uma das marcas mais vendidas nas Américas, principalmente na América Latina.

Ibanez

A Ibanez é certamente uma das mais famosas marcas de guitarras e baixos do mundo, principalmente pelo seu custo benefício. Criada no Japão ainda na primeira década do século XX, a marca construiu um legado importante em um século se serviços.

Originalmente uma divisão de uma companhia de livreiros chamada "Hoshiro Shoten", a empresa só viria a ganhar o seu nome consagrado no ano de 1929 por um acaso curioso. A maior fábrica de guitarras do mundo, a espanhola "Salvador Ibanez" foi destruída na guerra civil do General Franco, deixando o mundo sem guitarras no mercado. Hoshiro aproveitou a oportunidade para comprar o direito sobre a marca, começado a produção desses instrumentos.

Uma das principais líderes neste mercado, a Ibanez oferece instrumentos de qualidade há mais de 100 anos, e algumas das melhores guitarras do mercado há pelo menos 80 anos. Certamente o peso de sua história aparece refletido na preciosidade em que criam seus produtos.