Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Jogo de Pedras de Moagem: conheça

Jogo de Pedras de Moagem: conheça

Vem saber mais sobre as pecinhas e utilidades

Acessórios para Ferramentas

Atualizado em 24 Nov 21

3 min de leitura

Jogo de pedras de moagem

Gente, o jogo de pedras de moagem é um conjunto muito interessante de ter em casa ou na oficina onde se realiza trabalhos manuais, viu? Elas são conectadas na furadeira elétrica e ajudam a lixar e a desgastar uma série de materiais diferentes. Quer saber mais sobre a ferramenta? Então vem comigo que eu te conto:

 

O que é jogo de pedras de moagem?

 

Olha, as pecinhas são formadas com haste e cabeças em formatos variados. Por exemplo, cilíndrica, cônica ou roliça. Cada tipo possui uma função, mas no geral servem pra acabamento.


O nome jogo de pedras de moagem se refere ao material de que são feitas as pontinhas abrasivas. Uma mistura de óxido de alumínio e carboneto de silício. Sabe o que isso significa? São bem fortes e ótimas pra usar no metal, alumínio e até no vidro. Aí sim!


Geralmente, elas vêm em kits, tá? E os conjuntos costumam ser de 5 ou 10, mas você encontra peças avulsas também se precisar. O importante na hora de escolher é ficar de olho no diâmetro da haste.


Isso porque tem jogos de pedras de moagem de eixo 1/4 ou 6mm, milímetros, e de 1/8 ou 3mm. E a diferença é que o mais grosso é pra furadeiras elétricas, enquanto que o fino é usado em retíficas.


Então é bom ficar de olho na descrição e conferir essa medida, assim vai encaixar certinho na ferramenta que tá em casa ou na oficina. Combinado?

Jogo de pedras de moagem

Esse é um jogo de 5 peças

 

Pra que serve cada peça?


Olha, dá pra ver que cada item tem a cabeça num formato diferente, né? E por causa disso elas vão ajudar de maneiras específicas no trabalho manual. Por exemplo, a que parece um rolinho é legal pra superfícies largas ou na hora que precisa deixar quinas arredondadas.


Agora, os jogos de pedras de moagem vêm com algumas de pontinha cônica, em espessuras variadas. Nesse caso, você pode manusear quando for acessar cantinhos difíceis, que só algo muito fininho consegue chegar. É bom pra fazer desenhos, gravações em metal ou madeira, além de acabamento. Aí você pode fazer essa função artística.


Já a pecinha que parece um pirulito, de cabeça redondinha, é ótima na hora de lixar superfícies cilíndricas ou o interior de objetos, sabe? Ah, e o legal é que como são todas feitas de um material bem resistente, dá pra usar várias vezes antes de desgastar. Gostei!

Jogo de pedras de moagem

No jogo de 5 vem esses diferentes formatos

 

Quais trabalhos pode realizar?


Olha só, o jogo de pedras de moagem é muito legal pra desbastar e até afiar lâminas, viu? Como as partes são diferentes, dá pra manusear tanto em acabamento como quando for desenhar ou fazer detalhes nos móveis ou em outros lugares.


E por as pecinhas serem bem fortes você consegue trabalhar em vidro, alumínio, ferro, resina, pvc, e mais. Uma ótima opção se precisa arredondar quinas em granito, recortar vidros espessos, como aqueles blocos de construção ou ainda modelar objetos de madeira.


Um detalhe importante é sempre usar proteção nos olhos e nas mãos, tá? Porque é perigoso escapar algum pedacinho do material que tá sendo lixado ou pegar nos dedos enquanto roda em alta intensidade conectado na furadeira elétrica.


Então, se for trabalhar com as pecinhas do jogo de pedras de moagem, coloque óculos e luvas especiais. Combinado?

Jogo de pedras de moagem

Essas são do tipo que vão na furadeira!

 

Aqui no Magazine Luiza tem o jogo de pedras de moagem que você procura!

 

Saiba mais:


Olha só, quer saber outra dica de itens bem legais pra usar na furadeira elétrica. Aproveita e dá uma olhadinha na matéria Bits e brocas: saiba a diferença.


Tá criando peças em madeira e precisa de inspiração? Então baixa o app Pinterest que tem um montão de ideias por lá. Tá disponível em Android e iOS.


E você sabe que se quiser ajuda pra instalar o ar condicionado e trabalhar numa boa pode contar com o serviço dos nossos parceiros, né?