Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Mitos e verdades sobre chiclete

Mitos e verdades sobre chiclete

Saiba os benefícios que ele pode trazer pra saúde da sua boca

Alimentos

Atualizado em 2 Fev 21

3 min de leitura

Gente, o chiclete é uma goma de mascar legal de ficar mastigando, né? Faz sucesso com as crianças e os adultos. E o legal é que você encontra vários formatos, cores e sabores diferentes. Agora, tem muitos mitos em torno dele por aí. Quer saber o que tá certo e o que é mentira? É só vir comigo que eu te conto!


3 mitos e 3 verdades sobre chiclete


Olha, ele sempre foi visto como um vilão pra saúde da boca. Dizem que dá bastante cárie e que atrapalha as dietas. Mas será que isso tudo realmente acontece e que ele não conta com nenhum benefício? Vem ver:


Mascar chiclete faz os dentes clarearem


Isso é mito, tá? Mesmo os que falam na embalagem que deixam os dentes brancos não funcionam. Isso porque a quantidade da substância peróxido de hidrogênio no doce que pode clarear é muito pequena e daí acaba não mudando nada.


Chiclete disfarça o mau hálito


Verdade! Você já deve ter passado por alguma situação que não dava pra escovar os dentes e precisou mastigar um chiclete tentando aliviar o cheiro, né? Isso dá certo porque ele consegue fazer uma limpeza superficial e renovar as células da boca em pouco tempo, criando uma sensação de refrescância. Demais!


Só não pensa que dura muito, hein? O efeito costuma passar rápido e acontece o contrário com quem tá com algum problema bucal, ou seja, o hálito pode ficar pior. Daí é um sinal que tem que procurar um dentista.


Todo chiclete dá cárie


É mito. O que provoca cárie é o açúcar e existem algumas opções de chiclete sem e outras light e diet também. Agora, se você consome de um jeito exagerado, principalmente antes de dormir, e não escova bem os dentes nem passa fio dental, daí é possível que elas apareçam mesmo, tá?


Então, se você tem histórico de cáries ou costuma mascar chiclete todos os dias, melhor investir nas versões sem tantos sabores ou cores.


 

Aposte em modelos neutros como esse sem açúcar pra fugir das cáries!

 

Chiclete ajuda na recuperação de alguns tratamentos bucais


Verdade. Em alguns casos, é indicado como se fosse uma fisioterapia. Quando os músculos da boca tão inflamados, por exemplo, ele traz os benefícios de diminuir o inchaço, deixar mais forte a musculatura e resgatar o movimento da mandíbula. Aí sim!


Ele atrapalha na definição de uma dieta saudável


Olha, isso é mito! É claro que as gomas com açúcar podem ser evitadas nessa fase, mas mesmo essas não são muito calóricas e até ajudam a enganar a sensação de fome, tá?


Alguns lutadores, por exemplo, usam a tática de ficar mascando chiclete por horas antes das pesagens oficiais.


Chiclete pode ajudar na higiene bucal


É verdade! Isso porque o movimento de mascar faz um tipo de limpeza em toda a arcada dentária, viu? Ele desliza na gengiva e nos dentes e desse jeito os restos de alimento que ficaram na boca se movem mais fácil e saem de espacinhos onde a escova sozinha não ia chegar. Arrasou!


Atenção: não troque a escovação e o fio dental pelo chiclete. Afinal, ela não consegue remover a placa bacteriana sozinha.


 

A opção com canela é muito gostosa e deixa um hálito ótimo!

 

E aí, procurando um chiclete pra mascar? Aqui no Magazine Luiza você acha vários! Vem ver!


Saiba mais:


Quer dicas de como manter sua boca bem cuidada? Dá uma olhadinha na matéria Boca limpa: saúde em dia.


Pra escovar os dentes do melhor jeito, você precisa de uma torneira funcionando direito, né? Contrate o serviço dos nossos parceiros clicando aqui se quiser trocar a sua.


Olha, ficar com os dentes pressionados faz muito mal, viu? Baixe o app Desencoste seus dentes que te ajuda a acabar com esse hábito ruim. Tem disponível em Android ou iOS.