Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Mitos e verdades sobre diabetes

Mitos e verdades sobre diabetes

Saiba como cuidar manter o nível de açúcar no sangue sempre em dia!

Diabetes

Atualizado em 15 Jun 20

4 min de leitura

Gente, o diabetes é uma doença silenciosa que pode afetar muitas pessoas sem elas saberem ou piorar quando o tratamento não é feito direito, viu? Por isso, é muito importante fazer acompanhamento médico e se informar pra saber o que é verdade e mentira sobre ele. Pra te ajudar, eu separei respostas pra algumas dúvidas! Olha só:


Alimentação ajuda a controlar o açúcar no sangue?


Verdade! Cada alimento tem um nível de IG, que é o índice glicêmico. Quanto menor ele for, mais devagar vai cair no sangue pra virar açúcar depois. E é muito bom incluir alimentos na dieta com baixo IG pra manter o diabetes sempre controlado, hein! Por isso, invista em cereais, grãos e sementes integrais, como a aveia e quinoa, vegetais e verduras, tá?


Alimentos com IG alto, como salgadinhos, batata e a farinha de trigo, viram açúcar no sangue rapidinho. Então coma doces e massas com moderação, viu?


Tomar muita insulina faz ela perder o efeito?


Mito! Esse é o hormônio que o corpo produz no pâncreas pra controlar o açúcar. Quando a pessoa fica diabética, o médico receita insulina pra compensar a falta dela, tá? Essa é uma complicação que geralmente acontece desde criança. Por isso se tratar com as doses certas vai te manter saudável!


A versão artificial, que aplica com seringa, não vicia e nem perde o efeito com o tempo mesmo se precisar aumentar a quantidade!

Dica: use sempre a seringa própria pra insulina pra acertar na dose!


Se eu uso adoçante não preciso de insulina?


Mito! Os adoçantes foram criados justamente pra substituir o açúcar pra diabéticos, mas não curam. Mesmo com uma alimentação controlada, com adoçante e pouco carboidrato, ainda é necessário manter a dose de insulina recomendada pelo seu médico, hein!

Controle a dose aspartamente nas receitas com a opção dele em pó


Eu posso ter diabetes só na gravidez?


Verdade! Diabetes gestacional muitas vezes acontece no terceiro trimestre da gravidez e ela vai desaparecer depois do parto. Se isso acontecer, tem que ser monitorada quando você tiver grávida e no puerpério, até 6 semanas depois de o bebê nascer.


Um detalhe é que nem sempre o corpo alerta pros sintomas, daí a necessidade de seguir a risca todos os exames pré-natais. E não se preocupe, porque dá pra tratar diabetes durante a gestação e a medicação não causa nenhum mal pro bebê!


Engravidar diabética pode causar problemas pro bebê?


Verdade! Mulheres diabéticas que pensam em engravidar precisam fazer um acompanhamento médico e se preocupar em manter o corpo saudável. A malformação no bebê não é criada pela diabetes gestacional, mas pode ser provocada se a pessoa com altos níveis de açúcar no sangue engravidar!


Mulheres diabéticas não podem ter parto normal?


Mito! Bebês de mulheres diabéticas geralmente nascem bem maiores por causa do açúcar que se acumula no corpo da mãe e vira gordura no feto. Aí se eles tiverem muito acima do tamanho e for perigoso pra mãe, o médico pode indicar uma cesariana pra evitar complicações no parto.


Mas nada impede uma grávida diabética saudável, com tamanho do bebê normal e bem encaixado na hora, de fazer um parto natural.


Se eu for diabética não posso amamentar


Mito! Isso não afeta a qualidade do leite materno e amamentar até ajuda a controlar o açúcar no sangue, sabia? É que a produção de leite faz ele baixar. E se levar uma vida com alimentação equilibrada e a medicação pra controlar a glicose sempre em dia, o bebê vai se desenvolver saudável, viu?


Diabéticos não podem fazer exercícios físicos?


Mito! Praticar esportes é um jeito de levar uma vida saudável e controlar o diabetes. E isso inclui mulheres grávidas, idosos e crianças!


Mas olha só, antes de se inscrever na academia ou liberar o filho pra fazer educação física, converse com o médico. Ele vai dizer o que cada pessoa diabética pode ou não fazer, tá? É que principalmente os diabéticos do tipo 1 baixam muito o açúcar no corpo quando treinam pesado. Então podem ser indicadas opções mais leves de exercícios!


Bebidas alcoólicas são perigosas pra diabéticos?


Verdade! É sempre importante evitar o álcool porque ele faz o açúcar no sangue baixar bastante. No diabético do tipo 1, que toma insulina todos os dias, a bebida não vai só baixar a glicemia, mas dificultar que ela volte a subir!


Então, se for tomar aquela taça de vinho ou uma caipirinha só de vez em quando pra fazer um brinde, precisa levar seu kit de glicemia na festa e medir o açúcar antes e depois de beber!

Carregue o kit pra medir e aplicar insulina numa bolsa própria pra ele!


Estresse aumenta o diabetes?


Verdade! Quando a pessoa fica nervosa, o açúcar sobe no corpo. O estresse tende a piorar pra quem já tem tendência a desenvolver o diabetes tipo 2, que é quando você até produz insulina, mas ela não funciona bem.


E se estressar só faz o corpo agir como se tivesse em perigo liberando hormônios como a cortisona e adrenalina. Elas aumentam a glicose no sangue! Por isso, tente manter a calma e faça atividades como a meditação, que controla a ansiedade, o nervosismo e as emoções negativas! 


Cuide da sua saúde e se precisar de produtos pra cuidados com o diabetes é só dar uma espiadinha aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Deu curiosidade de saber como acabar com o estresse pode te ajudar a controlar o diabetes? Então baixe apps como o Calm, pra iOS e Android. Ele vem com sons relaxantes e meditações guiadas que te ajudam a dormir melhor!


E saiba como manter o açúcar sempre em dia com a aplicação certinha de insulina! Clica aqui que eu te mostro qual a seringa ideal pra cada dose.