Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Montando o scrapbook passo a passo

Montando o scrapbook passo a passo

Aqui tem o passo a passo de como criar o seu álbum com a técnica scrapbooking!

Revelação de Foto

Atualizado em 31 Mar 20

2 min de leitura

Gente, montar um scrapbook é muito divertido pra guardar recordações! Essa técnica estiliza as páginas do álbum fazendo recortes, usando folhas coloridas, adesivos, carimbos e muito mais, é ótima pra quem gosta de deixar tudo com um toque pessoal. Quer um passo a passo pra criar seu scrapbook? Vem comigo!


Passo 1: Escolha do tema e seleção das fotos

Os scrapbookings costumam ser separados por temas, tá? Pode ser por viagem, casamento, aniversário, nascimento ou até mesmo uma homenagem pra alguma pessoa especial. Tendo um tema em mente, fica bem mais fácil definir o tamanho do seu álbum e saber quais materiais você vai precisar ter em mãos.


Separar as fotos que vão entrar no seu scrapbooking também é um bom jeito de começar! O ideal é que cada página tenha de 1 a 3 fotos. Não é legal exagerar na quantidade porque não vai sobrar espaço pra enfeitar as folhas depois.


Também é interessante organizar a ordem e, que elas vão aparecer no álbum, sabe? Separar por datas ou por momentos ajuda a criar uma historinha a partir das imagens, por exemplo.


Depois é a hora de separar todos os materiais. Confira direitinho se não tá faltando nada!


Passo 2: Enfeitando as páginas

Olha, é preciso planejar como vai ser cada página antes de sair cortando e colando um monte de papel e adesivos no seu scrapbook. E tudo bem mudar de ideia durante a montagem! Por isso, primeiro faça alguns testes!


Coloque as fotos e as decorações sobre cada página, ainda sem cortar e colar, e olhe se ficou do jeito que você tava imaginando. Tente fazer esse teste com todas as páginas antes de partir pra ação!


Às vezes, um elemento que não ficou tão bom quanto o esperado numa página pode encaixar certinho em outra. Então, só use tesouras, colas e furadores quanto tiver certeza do resultado, tá?


Comece colando os elementos com a cola pra scrapbooking e deixe os itens que vão ser presos com fitas pro final. Assim, dá tempo da cola secar direitinho.


Não tem problema se não usar todos os materiais que tinha separado. Como eles costumam ter vida longa, então é só deixar guardado pra usar em outros scrapbooks!


Passo 3: criando a capa

A capa do seu scrapbooking deve combinar com o restante do álbum, viu? Por isso, ela deve ficar por último! Daí fica mais fácil se inspirar pra montar essa parte, né?


Cubra a capa e a contracapa do seu álbum com tecido ou folha própria pra scrapbooking. O ideal é que a capa tenha a cor principal do álbum, ou seja, aquela mais usada nas páginas internas. É bom ficar de olho também pra não exagerar na quantidade de itens decorativos pra capa não ficar poluída!


Pode fazer sobreposições com diferentes papéis! E use a fita banana pra criar relevo e dar a impressão de efeito 3D na sua capa. Fica lindo, viu? Outra ideia é amarrar fitas de cetim na espiral do álbum!


Ah, sabia que a técnica de scrapbooking também pode ser feita em cadernos e fichários? Aqui eu te conto as vantagens de usar cada um deles!


E aí, quer começar o seu o álbum? Aqui no Magazine Luiza tem tudo pra scrapbooking!