Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Mop: como cuidar?

Eu te mostro dicas fáceis pra deixar esse acessório pronto pro uso!

Utensílios de Limpeza

Atualizado em 28 Dez 20

2 min de leitura

Gente, o mop é um utensílio de limpeza muito prático pra higienizar o chão e as janelas de um jeito bem rápido, viu? Além de ajudar a tirar o pó, é ótimo pra espalhar produtos de limpeza e tirar até as sujeirinhas difíceis. Mas, você sabe como cuidar do acessório depois do uso? Vem comigo que eu te conto!


Mop: passo a passo pra lavar e guardar


Olha, logo quando terminar de fazer a faxina, é importante desencaixar o mop do cabo e deixar de molho junto com desinfetante por uns 10 minutinhos. Daí, é só colocar a peça embaixo da torneira pra enxaguar e o produto sair junto com o resto da sujeira.


Se quiser, é possível lavar o mop com sabão que preferir, junto com uma escova multiuso, mergulhando vez ou outra num balde com água e amaciante. Isso conserva a maciez das fibras, sabia? Legal!


O mop ainda pode ir na máquina de lavar, com água fria e na função lavagem rápida, tá? Agora, atenção: isso geralmente vale só pros acessórios com cabeça plana, geralmente feitas de pano. Na dúvida, confira sempre as instruções do fabricante, combinado?


Agora, pra mop rodo de PVA, que é um tipo de espuma, a dica é lavar à mão com um desinfetante. Evite alvejantes ou mesmo álcool, que estragam a peça! Quando acabar, pendure o mop pra água escorrer e secar.


 


Esse mop de microfibras é fácil de limpar com água, detergente ou sabão


Trocando peças do mop


Como o mop é um utensílio de limpeza que tá sempre em uso, fica desgastado com o tempo, né? Por isso, é fundamental checar se o cabo tá quebrando, enferrujando ou sujo! Em caso de gordura nessa parte do acessório, uma misturinha com 100ml de água pra 10ml de vinagre é o suficiente pro cabo ficar ótimo.


Agora, pra trocar refil do o mop,  é só desenroscar o antigo e colocar o novo. Leve em conta a limpeza que quer fazer pra acertar na escolha do novo. No produto pra pó, por exemplo, a dica é investir nos modelos de algodão ou microfibras.


Vai precisar mudar a armação ou base do mop? O ideal é ver na embalagem ou descrição do produto se ele é compatível com o modelo que já tá na sua casa.


Gostou das dicas de como cuidar do mop? Aproveite que aqui no Magazine Luiza dá pra encontrar os acessórios ideais pra esse utensílio de limpeza!


Saiba mais:

Ah, quer ver como deixar a casa limpa e perfumada todo dia? Dá uma olhadinha nessa matéria aqui!


E pra organizar as tarefas de casa, ter truques de limpeza e arrasar num ambiente aconchegante, baixe o aplicativo Clean My House! Tá disponível pra sistema operacional Android.


Agora pra caprichar e completar os cuidados domésticos, conte com os serviços de higienização e impermeabilização de estofados dos nossos parceiros! Clique aqui.