Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Motoristas: atenção ao volante!

Motoristas: atenção ao volante!

Aqui tem as dicas pra saber quando tá na hora parar ou continuar dirigindo!

Ônibus e Caminhões

Atualizado em 24 Mar 20

2 min de leitura

Gente, a direção defensiva quer dizer ser responsável e consciente quando tiver no trânsito! Ela não combina com atitudes como dirigir com sono, sob efeito de remédios ou de um jeito agressivo, viu? E vai além de cuidar da parte elétrica ou mecânica do veículo. Vem comigo ver a importância dela e saber como aplicar no seu dia a dia!


Como funciona a direção defensiva?

Olha, dirigir de um jeito defensivo vai muito além de cumprir as normas de trânsito, tá? Esse tipo de comportamento tem a ver com ações que tornam a sua viagem, dentro ou fora da cidade, ainda mais segura!


Na direção defensiva, você se antecipa a riscos! Também não abusa do excesso de confiança e dedica mais atenção à segurança de todo mundo, tanto de quem tá dentro quanto de quem fica fora do veículo.


Preciso me sentir bem pra dirigir?

Sim, porque você não se coloca e nem põe os outros em risco! Se tiver com sono, muito cansaço, com problemas de foco ou tomou um remédio forte, o melhor é entregar as chaves pra outra pessoa habilitada.


Quando você decide dirigir não se sentindo bem, pode causar desde batidas leves até acidentes graves! O bom  é tirar algumas horinhas pra descansar e ganhar mais tempo quando se recuperar. Aí sim!


Quais outras atitudes devo tomar?

Uma das principais é não dirigir e mexer no celular ao mesmo tempo! Sabia que uma pesquisa mostrou que a falta de foco nessa situação é a mesma de pessoas que tomaram bebidas alcoólicas? Pois é!


Outra dica é não abusar da velocidade. Siga as placas que indicam as velocidades das vias e deixe a faixa da esquerda livre pra ultrapassagens. Desse jeito, quem tá com urgência e mais pressa passa enquanto você segue o seu caminho!


Você ainda pode contar com alarmes que não te deixam dormir ao volante. Eles sentem quando a sua cabeça fica mais baixa e toca um bip pra te acordar! Muito bom!


 
Esse fone faz um som no seu ouvido quando o alarme sente que você vai cochilar


Agora, mesmo com todos esses cuidados, um acidente pode acabar acontecendo, né? Nesses casos, vale a pena contar com um airbag! Quer saber como funciona ele? Clica aqui que eu te explico!


Ah, se o seu carro é antigo e não usa airbag, talvez seja a hora de escolher um veículo novo! E os nossos parceiros podem te ajudar! Clica aqui pra conhecer várias opções de consórcio!


Pro seu carro ficar em dia, não esquece que você encontra tudo de elétrica, mecânica e acessórios pra ele aqui no Magazine Luiza!