Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Não desista de seus objetivos

Não desista de seus objetivos

Veja como vencer a competição em um concurso público?

Pecas para Computador e Notebook

Atualizado em 1 Mar 13

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

A aprovação em um concurso público é um processo e não questão de sorte. De nada adianta passar em uma banca de jornais pela manhã, comprar um exemplar de algum guia, escolher um concurso que esteja aberto e fazer a prova. Sua aprovação não virá daí.

Ela é possível, contudo depende de trabalhos diários e metódicos, visando adquirir conhecimentos e colocá-los a prova em simulados e exercícios. É cansativo, mas compensa. É demorado, mas acontece.

Para vencer a enormidade de candidatos que se aventura você, primeiro, deve saber que a preparação precede a prova em alguns meses. Anos, até. E existe um processo por trás disso.

Antes de tudo, você precisa escolher a área do serviço público que deseja seguir. Dependendo de sua escolha existirão grupos de matérias básicas que caem em na maioria dos concursos. Na área fiscal, por exemplo, as matérias básicas são português, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, contabilidade, matemática financeira e estatística. Nesse caso elas comportam o seu ciclo básico, a ser estudado antes de qualquer edital publicado.

Mas, existe como saber a data de publicação de um edital?
Sim, claro. É só ficar de olho nos órgãos federais e em grandes veículos Isso porque todo concurso público passa por algumas fases antes de abrir suas vagas. Funciona assim:

Fase Autorização solicitada: ainda não dá para saber quando (e se) o concurso existirá. Apenas sinaliza que a administração pública necessita de profissionais para aquela vaga.

Fase Autorização concedida: a partir desse momento o concurso passa a existir realmente. A dica aqui é procurar editais anteriores, de mesma formação e área, e estudar para matérias e questões mais específicas.

Edital publicado: aí você vai avaliar quais matérias será preciso incluir ou retirar de sua programação, com prioridade aos conteúdos mais novos. É hora de intensificar também a resolução dos exercícios de provas anteriores e, claro, fazer alguns simulados.

Com estes passos simples e, claro, foco na preparação diária para um concurso público, você conseguirá alcançar os seus objetivos!