Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O amplificador ideal para seu ritmo

O amplificador ideal para seu ritmo

Aumente a potência do seu som com o amplificador certo

Equipamentos de Áudio

Atualizado em 8 Fev 12

2 min de leitura

O amplificador é um equipamento usado para propagar um maior volume de som, aumentando sua proporção e potência. Ele é comumente usado em transmissores e receptores de rádio e televisão, equipamentos estéreos de alta definição, computadores, equipamentos digitais, guitarras e outros instrumentos musicais elétricos.

Na década de 20 surgiram os primeiros amplificadores que usavam válvulas de rádio e tecnologia hi-fi da época e foram o Jazz e o Blues foram os primeiros ritmos a usarem o equipamento. Na década de 50, as guitarras elétricas se tornaram populares e usavam os amplificadores especiais, com a mistura de valvulado com um ou dois alto-falantes de 12 polegadas.  Nos anos 60, os amplificadores cresceram e passaram a ter uma potência mais elevada, com grandes caixas de som independentes e a tecnologia solid state, mais em conta, com os transistores substituindo as válvulas.

A Fender apresentou uma linha de transistores em 1967 e o descontinuou em 79. Com isso, os aficionados pelas guitarras boicotaram os amplificadores feitos com transistores, que sumiram do mercado. Apesar disso, hoje em dia, raramente se encontra os valvulados, que podem custar o valor de um carro, mas são deles a maior parte de timbres bonitos que escutamos na história da música.

O amplificador mono tem apenas um canal de amplificação e o estéreo dois canais independentes, com características idênticas. Há algumas configurações e modelos, que com maior número de canais ou formas características, servem para aplicações dedicadas.

Sua estrutura tem dois painéis, o frontal, onde há os controles de volume, chave liga/desliga e indicadores de condição de funcionamento, e o traseiro, com os conectores de entrada, saída e cabo de alimentação de força.

A guitarra e o baixo dependem de um amplificador para aumentar o sinal gerado pelos captadores. São encontrados no mercado os de válvula, transistores e circuitos digitais, que são bem diferentes um do outro, de acordo com as características do som.

O Amplificador é perfeito para instrumentos elétricos

Ritmos como Metal, Blues, Heavy Metal, Jazz, Rock clássico e todas as outras sonoridades feitas com instrumentos eletrônicos, são ideais para o uso do amplificador.

Porém, para cada estilo há um amplificador ideal, que consegue dar a sonoridade perfeita de acordo com o instrumento e estilo.

Aqueles que gostam de tocar Blues, podem escolher amplificadores valvulados, que precisam de uma dinâmica de amps mais definidos. Para quem toca Jazz, os amplificadores transistorizados proporcionam um bom porte, sobretudo se tiver o timbre clean, bem limpo, com graves bem definidos e rápidos.

O Rock clássico tem uma batida mais forte e precisa de combos de porte maior, principalmente os valvulados. Podem ser usados os híbridos também e de modelação digital. O Heavy Metal usa o mesmo tipo, mas requer um amplificador gigante, com maior potência.

Para os ritmos mais ecléticos e Pops, o amplificador precisa ter um grande porte, com dois alto falantes e uma boa pedaleira para corresponder com a variedade dos ritmos.

Ritmo potente e talento propagado, com a escolha certa do amplificador.