Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Pistola de cola

Pistola de cola

Ferramenta essencial para finalizar projetos artesanais!

Armarinhos

Atualizado em 30 Jan 13

3 min de leitura

Gente, a pistola de cola quente é um aparelho elétrico que derrete bastões de silicone e transforma eles em cola líquida pra colar artesanatos com perfeição, viu? Ela é ótima pra tecido, plástico, EVA e muitos outros materiais! Quer saber mais? Vem comigo que eu te ajudo a escolher a ideal pra finalizar seus trabalhos!


Uso geral da pistola de cola

A maior vantagem da pistola de cola quente é que ela é muito fácil de usar. É só encaixar o tubinho de silicone próprio pra ela no espaço que fica atrás do equipamento, ligar a pistola na tomada e apertar o gatilho pra ir soltando a cola quando esse silicone começar a derreter, tá?


Pra isso tem as mais ou menos potentes dependendo do uso que você vai fazer, tá? Algumas começam com 40 ou 80 watts e levam mais ou menos 1 minuto pra aquecer a cola. Essas soltam menos silicone e numa temperatura menor, em média 100 graus, pra artesanatos feitos com tecidos leves ou EVA e fazer uso de vez em quando, tá? Gostei!


Pistola de cola quente pra uso profissional

Agora, se você quiser uma pistola muito rápida pra fazer encomendas grandes em menor tempo, tem as que chegam a 230 watts e aquecem em poucos segundos. Elas são consideradas profissionais, porque alcançam temperaturas maiores também, em torno de 200 graus. São perfeitas pra colar materiais mais pesados como plástico, borracha e papelão com o silicone ainda mais derretido, hein!


E quer saber? Além de escolher o seu tipo de pistola também dá pra escolher o modelo do bico, mais grosso ou mais fino, dependendo dos detalhes que você vai trabalhar.
 


Pistola profissional com bico ultra fino: perfeita pra detalhes e cantinhos!

 

Dicas de como usar a pistola

Como o silicone fica muito quente e líquido na pistola, a recomendação é que você tome alguns cuidados pra não se queimar, tá? Olha só:

- Sempre que for ligar sua pistola de cola quente, trabalhe longe de produtos que podem pegar fogo como álcool e querosene, hein!

- Faça trabalhos em bancadas próprias e longe de materiais que possam derreter ou estragar com o calor da pistola como plásticos, carpetes e tapetes, viu?

- Quando começar o trabalho, tenha sempre dois ou mais bastões de silicone reserva por perto, que é pra, se um deles acabar, seu artesanato não ficar colado pela metade, tá?

- Não deixe a cola pingar nas mãos ou braços, porque a queimadura é bem dolorosa.

- Nunca deixe sua pistola ligada quando não tiver por perto. O silicone vai derreter e pode vazar pelo bico estragando sua mesa e outros materiais.

- Antes de guardar deixe a pistola esfriar. Depois tire o bastão de silicone que sobrou e limpe o bico. Nunca guarde ela quente nem suja, porque pode entupir a saída de cola, combinado?


Atenção como e quando não usar: E você sabia que a cola quente não é indicada pra materiais muito finos como papéis de seda ou vegetal e nem pra isopor? Pra esses e outros materiais você pode apostar na cola instantânea! Clica aqui que eu te conto mais sobre ela!


Ah, quer montar a bancada ideal pra trabalhar com artesanato aí em casa e não sabe como? Clica aqui e conte com os serviços de montagem dos nossos parceiros!


A pistola de cola quente ideal pra você arrasar no artesanato tá aqui no Magazine Luiza!