Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Pra que serve o bandô?

Pra que serve o bandô?

Conheça a peça que dá um toque final na decoração com cortinas!

Cortina

Atualizado em 9 Mar 22

3 min de leitura

Gente, o bandô é um item de cama, mesa e banho ideal pra quem quer arrasar na decoração, viu? Isso porque ele serve pra esconder varões ou trilhos de cortinas e dá um acabamento incrível! Quer uma ajudinha pra escolher o melhor modelo? Então vem comigo!


Tem tipos diferentes de bandô


Pra começar, ele é feito de diferentes cores e variedades de tecidos e costuma ser colocado por cima de cabeceiras, cortinas e persianas de qualquer tipo. E o legal é que podem ajudar a disfarçar os materiais que dão sustentação pra essas peças, tá?


Mas se preferir deixar a mostra, também tem versões bem legais pra caprichar na decoração. Vem conhecer alguns modelos!


Bandô clássico: se você adora decorações tradicionais


Geralmente, as opções clássicas são feitas de tecidos encorpados e podem ser bordadas com acabamentos luxuosos, com pompons e fios de seda. Esse estilo traz um ar elegante e sofisticado pro ambiente.


Olha, algumas dessas versões vêm com imagens no centro, e as laterais do pano costumam ter os mesmos formatos e tamanhos. Um detalhe é que dá pra achar tipos com tranças e franjas nas bordas. Um arraso!


Bandô vertical: pra quem quer seguir tendências


A ideia é seguir a moda do momento? Então aposte nos detalhes como tranças, franjas, laços e bordados. Você consegue investir nas misturas de tecidos finos ou grossos, além de tons fortes e alegres. Gostei!


Os modelos verticais geralmente são usados em persianas e ajudam a criar um visual único no ambiente, viu? Isso porque os efeitos de contraste e texturas ficam mais visíveis.


Como decorar o local com bandô?


Na hora de escolher vale a pena considerar o estilo do ambiente, viu? Tem versões de tecido semitransparente que são perfeitas pra quartos infantis e de bebês por exemplo.


Sem falar que usar uma opção de cor mais forte e combinar com uma cortina branca, dá um contraste bem legal e não deixa o visual pesado, sabe?


 


Essa versão tem dobrinhas que dão um charme!


Agora, nas cozinhas as opções costumam ser estampadas, pra combinar com outros acessórios e deixar a decoração cheia de personalidade. Dá pra criar um ambiente totalmente novo em questão de minutos!


 


Esse bandô com estampa de bichinho é ideal pra cozinha!


E pra deixar tudo combinando, vale usar o mesmo material na faixa que segura as cortinas. O importante é adaptar essas cores com outros elementos do espaço, pra deixar o visual mais bonito e agradável.


Como instalar o bandô?


Olha, é essencial checar a descrição na hora de escolher, tá? Uma dica é medir todos os cantos da janela ou porta pra ver se ele encaixa direitinho.


O jeito certo de ajustar varia em cada opção e costuma vir escrito no manual de instruções, Vale a pena dar uma olhadinha antes de colocar ele nos trilhos ou no varão.


Ah, e se você gosta de colocar a mão na massa, pode fazer seu próprio bandô. Vai precisar de fita métrica, máquina de costura, linha, tesoura, tecido e muita criatividade!


Procurando bandô pra cortina? Aqui no Magazine Luiza tem. Vem conferir!


Saiba mais


Ah, que tal conhecer outros itens importantes pra enfeitar? Dá uma olhadinha na matéria Papel de parede ideal pra você que eu te dou várias dicas.


E se você tá precisando de ideias pra montar a decoração perfeita, vale a pena conferir o Pinterest. Lá tem fotos incríveis pra se inspirar! Tá disponível pra Android ou iOS.


Quer uma mãozinha pra montar seus móveis? É só chamar os nossos parceiros!