Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Que soninho bom!

Saiba quantas horas são necessárias para seu filho dormir bem em cada fase da vida

Cuidados com o Bebê

Atualizado em 18 Fev 13

3 min de leitura

Gente, quando o bebê nasce, tudo é novo, né? E junto dele também nascem muitas dúvidas. Uma delas é o horário do soninho. Os papais não tem certeza se seus pequenininhos tão dormindo muito ou pouco. E quando é o primeiro filho essa dúvida é bem maior, né? O ideal é conversar com um pediatra pra tirar todas as dúvidas, viu? Já que as horas de sono podem mudar pra cada criança, tá? Mas tenho algumas dicas que podem te ajudar. Dá uma olhadinha:


Recém-nascidos: eles normalmente dormem a maior parte do dia.
Ah, têm os intervalos das mamadas, banho, trocas de roupa, e outros momentinhos, mas é normal eles dormirem bastante, viu? E esse soninho não dura muitas horas seguidas, tá? As cochiladas acontecem em intervalos menores, como de quatro horas.


A partir dos três meses: é a fase em que a quantidade de sono por dia vai diminuindo, tá? O bebê começa a crescer e perceber o mundo ao redor dele. E é tanta informação nova que ele vai adorar ficar acordado prestando atenção em tudinho!


Entre três e seis meses: o bebê ainda vai dormir bastante, viu? Umas 15 horas por dia mais ou menos, juntando o soninho noturno e aquelas sonequinhas deliciosas à tarde!


Mudanças à vista

Quando o bebê completa seis meses, várias mudanças importantes vão acontecendo. Agora além do leitinho materno ele também começa a morder suas primeiras comidinhas sólidas, a engatinhar e tentar ficar sentado! Uma gracinha, né? Ah, e também vai dormir menos, viu?


Gente, até o primeiro aninho de idade, a criança costuma dormir mais ou menos 13 horas por dia, contando as sonequinhas de manhã e de tarde, tá? Essa média de sono deve continuar até os 3 aninhos de idade.


A partir dos 4 aninhos, o ideal é que a criança durma 12 horas por dia, viu? Ah, uma dica bem importante é ir acostumando a criança aos poucos a parar com as son
equinhas durante o dia, tá? Assim o soninho da noite não fica prejudicado. Legal, né?

Quando a criança faz seis aninhos, o tempo de sono noturno se mantém entre 10 e 11 horas e continua assim até o início da pré-adolescência, viu? Já na adolescência, o ideal é ter de 8 a 10 horas por noite, tá?


A importância do sono

Ah, um detalhe bem importante gente! As horinhas de soneca não tão proibidas, viu? Quando a criança ficar maiorzinha ela pode tirar uma sonequinha durante o dia, tá? Mas o ideal é que ela não durma muito, assim não prejudica o sono à noite. Uma horinha de cochilo já é o suficiente pra recarregar as energias!


A falta de sono profundo á noite pode ser um pouco estressante pros pequeninos, viu? Eles acordam agitados e sem pique pra brincadeiras e aprendizados do dia a dia. Uma pena, né? Daí podem ficar birrentos e de mau humor.


O soninho da noite, aquele bem tranquilo e gostoso, é muito importante pra eles porque é quando o corpo passa por várias mudanças que vão ajudar no desenvolvimento da mente e do corpo do seu pequenino.


Regrinhas

Gente, pra criança ter noites de sono bem tranquilas é muito importante seguir algumas regras, como não usar TV, computador, tablet, smartphone ou qualquer outro eletrônico perto da hora de dormir, viu? Esses aparelhos despertam os pequenos que demoram pra pegar no sono.


Ah, também é muito bom colocar o pequeno pra dormir sempre no mesmo horário, tá? E uma dica bem legal é aproveitar esse horário pra contar uma historinha, cantar uma canção de ninar e dar aquele abraço bem gostoso de boa noite! Isso vai ser muito bom pro seu filho e pra você também!