Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Saiba escolher uma faca pra churrasco

Saiba escolher uma faca pra churrasco

Confira modelos e entenda como decidir pelo melhor acessório

Talheres

Atualizado em 18 Dez 20

2 min de leitura

Gente, a faca pra churrasco é um utensílio de cozinha que deixa bem mais simples cortar carnes na hora de juntar a família e os amigos num encontro divertido, viu? Agora, como você encontra ela feita de vários materiais e cada um é bom pra um tipo de uso, eu preparei dicas pra te ajudar a decidir qual é a ideal. Vem comigo! 


Quais são os tipos de lâmina?


Olha, um detalhe importante quando for escolher a sua faca é a lâmina. As de aço inox são resistentes à ferrugem e fáceis de usar, afiar e limpar. É uma ótima opção pra quem não tem tanta experiência em fazer churrascos.

 

Esse modelo é em aço inox com cabo de madeira: bom pros iniciantes!


Já as facas de aço de damasco são conhecidas pela precisão do corte, tá? Além disso, duram por bastante tempo. São ideais pras cortes de carnes duras.


Agora, se tá procurando uma bem leve e legal pra peixes e carnes magras, aposte numa faca feita em cerâmica. Também é uma boa escolha pra pessoas idosas ou que não têm muita força. E ainda são simples de usar e resistentes à umidade. Adorei!


Ah, o ideal é que todas sejam lisas e sem serras, combinado?


A importância do cabo da faca pra churrasco


Essa parte ajuda a segurar o acessório e acertar um corte lindo! Uma opção tradicional são os feitos em madeira, que costumam ser leves e muito fáceis de usar. É bom pra quem não tem tanta experiência nem faz churrascos com frequência.


Uma dica: seque bem o cabo de madeira depois de lavar. Assim vai durar mais tempo!


Outro bastante conhecido é o cabo de aço inoxidável. Se você tá procurando uma faca que dure, essa não enferruja. E também conta com um design muito bonito. Demais!


Tem também os fabricados em plástico, que absorvem pouca umidade e são limpos de um jeito muito prático, tá?

 

As facas com cabo de plástico são fáceis de usar!


O tamanho ideal pra faca de churrasco


Os tamanhos das facas pra churrasco costumam variar entre 6 e 12 polegadas, que é mais ou menos o mesmo que 15 a 30 centímetros, ou cm. Os pedaços de carne menores podem ser cortados bem com os modelos até 8 polegadas, enquanto que as de 10 polegadas ou mais são ótimas pro uso diário na cozinha ou em peças maiores, tá?


Por isso, o ideal é ter mais de uma faca na hora do churrasco, viu?

 

Algumas facas vêm num conjunto com outros utensílios!


Procurando a faca pra churrasco ideal? Aqui no Magazine Luiza tem!


Saiba mais:


Quer dicas sobre o que não pode faltar num bom churrasco? Então dá uma olhadinha nessa matéria aqui!


Esse momento costuma fazer bastante fumaça e deixar um cheiro forte, né? Se quiser uma ajuda na instalação da coifa e do depurador na sua cozinha, é só clicar aqui e contratar o serviço dos nossos parceiros.


Pra quem é apaixonado por um bom churrasco, não deixe de baixar o app Churrascômetro, que te ajuda na conta da quantidade de carne que precisa ter, tá? Tem disponível em Android ou iOS.