Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Saiba separar as roupas no varal

Saiba separar as roupas no varal

Vem ver essas dicas pra secar as peças do jeito certo

Utensílios de Limpeza

Atualizado em 8 Dez 20

2 min de leitura

Gente, além de cuidados na hora de lavar, saber separar as roupas no varal também é importante pra evitar estragar a cor ou o tecido delas! Prestar atenção com as marcas dos pregadores, não deixar muitas peças amontoadas ou as coloridas direto no sol são algumas dicas essenciais. Quer saber mais como secar tudo do jeito certo? Eu te ajudo!


Confira o espaço no varal


Pra começar, é bom checar o espaço disponível pra pendurar as roupas, viu? Isso porque não é recomendado colocar um monte de peças no varal, muito próximas ou em cima umas das outras. Se elas não ficarem soltinhas e esticadas, demoram pra secar e quando você for recolher, vai perceber que alguns pedaços ainda tão molhados.


Outro problema disso é que quando uma parte fica molhada por muito tempo, pode deixar com odores e aí precisa lavar de novo. Nem pensar, né?



O varal de parede não é suficiente pra pendurar as roupas? Invista num de chão


Dicas pra estender as roupas no varal


Olha, assim que a máquina de lavar acabar de bater, é bom já colocar tudo pra estender, combinado? Se demorar muito, as peças também vão ficar com odores. Daí, na hora de pendurar, tem alguns cuidados importantes pra que os itens não estraguem.


- Pra começar, camisetas, blusinhas e camisas podem ser colocados direto no cabide. Com isso, você ocupa menos espaço e elas ficam lisas, sem precisar passar depois. Amei!

 

- Além disso, é recomendado dar uma sacudida nas peças antes de pendurar, pra que fiquem soltinhas e sequem completamente.

 

- E os tecidos de malha fria ou lã devem ser estendidos na horizontal, porque a água que fica na roupa cria peso e pode até mudar o tamanho dela, sabia?

 

- Mas, olha, não estique muito as peças, tá? Se fizer isso, correm o risco de ficar esgarçadas e largas demais.

 

- E cuidado com as marcas dos pregadores! Prenda as roupas delicadamente, deixando aquele furinho do objeto no fio do varal. Outra dica é pendurar na parte da costura, que é mais resistente.

 

- Ah, e itens coloridos não devem ficar no sol, já que podem desbotar. Assim, prefira secar eles à sombra.

 


Sempre olhe a etiqueta das roupas


Na maioria das etiquetas das roupas vêm símbolos que indicam o que fazer na hora de lavar, secar ou passar.


Alguns tecidos, por exemplo, são proibidos de ir na secadora ou torcidos. Além disso, tem peças muito delicadas que não podem ser colocadas diretamente no fio do varal, mas sim por cima de uma toalha.


 


O último símbolo dessa etiqueta significa que a roupa não deve passar por secadora


E aí, gostou das dicas? Se tiver precisando de varal pra estender as peças do jeito certo, aqui no Magazine Luiza tem vários tipos pra escolher.


Saiba mais


Quer saber como funcionam os varais de teto, parede e varal de chão e qual o mais indicado pra você? Vem ver nessa matéria aqui.


E se o dia a dia tá corrido e quiser organizar o que tem pra fazer em casa, o app Minhas tarefas deixa fazer listas e toca lembretes! Ele tá disponível pra Android.


Ah, se tiver precisando de uma ajudinha pra montar o guarda-roupa ou o armário da lavanderia, nossos parceiros oferecem esse e outros serviços.