Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Serra circular cortes retos e rápidos

Serra circular cortes retos e rápidos

Conheça esse tipo de serra e veja dicas pra usar ela do jeito certo!

Acessórios para Ferramentas

Atualizado em 5 Nov 12

4 min de leitura

                       

 

Gente, a serra circular é uma ferramenta essencial pra cortes retos e potentes em materiais de grande porte, viu? Por isso, ela é ideal pra cortar madeira, acrílico e até metais e alvenaria! Quer saber mais sobre como usar uma e o que ela pode fazer por você no dia a dia? Vem comigo que eu te conto!


Entendendo a serra circular

 

Olha, essa serra tem esse nome porque usa um disco de corte circular, tá? Ela é uma ótima opção pra cortar vários tipos de materiais maiores e mais duros. E basicamente, tem dois modelos de serra circular: a manual e a de bancada.

 

A manual é pequena, portátil e faz cortes retos com até 45 graus de inclinação. Você também pode cortar metais, plástico e até alvenaria e pedra com ela usando discos específicos pra cada material, como os diamantados pra metais. Demais, né?

                     

A serra manual é leve, portátil e corta um montão de materias diferentes

 

Já a serra circular de bancada é uma opção profissional, principalmente pra carpinteiros e marceneiros. Ela é equipada com uma mesa e várias regulagens bem precisas de altura e profundidade.

 

Isso facilita muito pra encaixar e cortar peças maiores, como partes de móveis, portas, janelas e outros materiais de grande porte, tá? E como ela é precisa, dá pra fazer vários materiais com encaixe, altura e profundidade impecáveis. Muito bom!

                           

A serra circular de bancada é feita pra trabalhos profissionais e industriais

 

Uma terceira opção é a serra circular de esquadria, que também é uma de bancada. A diferença é que ela é muito menor e mais leve, específica pra fazer cortes precisos e em outros ângulos, além do reto. Ela corta em até 90 graus na transversal, diagonal, faz cortes longitudinais e muitos outros que a serra manual não faz, viu? Olha só os tipos de serra circular de esquadria:

 

Comum: é uma serra de esquadria usada pra cortes mais comuns na madeira, como aquele em que você serra ela de um lado a outro em linha reta.

 

Composta: faz vários cortes em ângulos mais específicos, com uma precisão bem maior que a serra de esquadria comum.

 

De correr: é uma variação da serra de esquadria composta, mas é capaz de atravessar o material criando cortes bem mais largos em escala industrial. Incrível!

 

A serra de esquadria é muito usada pra fazer rodapés, sancas e até molduras de janela sob medida. Assim como nos outros modelos, se você trocar o disco, dá pra cortar azulejo, alumínio, acrílico e até metais duros. Gostei, hein?

                       

A serra circular de esquadria tem regulagens muito precisas

 


Como usar a serra circular

 

Antes de tudo, muita segurança! Sempre coloque luvas e avental de raspa, que evitam que lascas voem e te machuquem, viu? Óculos de proteção também é fundamental!

 

Depois de vestir os itens de segurança, monte a lâmina respeitando o manual da sua máquina, tá? Daí, fixe com bastante firmeza a peça que será cortada. Procure proteger o material usando peças de fixação, como grampos, prensas ou um sargento, se a sua máquina for manual. Ela não pode se mexer nem vibrar durante o corte, então esta etapa é muito importante!

 

Depois de fixar, demarque a peça. Use uma régua pra marcar o ponto do material que vai cortar e esquadro pra garantir que ele não tá torto. Depois, se a sua serra for  manual, procure na parte da frente da serra pelas guias. O entalhe direito na sua serra circular serve pra guiar cortando na posição normal, o do lado esquerdo é pra guiar em cortes a 45 graus, tá? Ele deve ficar bem alinhadinho com a parte marcada a lápis na peça. ;)

 

- Nas serras de bancada é um pouco diferente. Você fixa a peça já regulando a profundidade e altura de corte usando as réguas da própria máquina e as guias de corte encaixadas nela. Assim, dá pra saber como a peça vai ficar depois de pronta. Em alguns modelos, as guias são a laser, facilitando muito seu trabalho!

 

- E tanto em sua serra manual ou de bancada, sempre veja se o protetor de disco tá abaixado e devidamente protegido antes de ligar o equipamento! Ele deve deslizar suavemente e saltar pra trás, conforme você liga e corre a serra na peça.

 

Tudo certo? Então é só ligar a serra, segurando na alça e baixar ela no material. Faça força suficiente pra ela deslizar com facilidade, mas sem por pressão demais pra não forçar o motor nem travar o disco, tá?

 

- Nos modelos manuais você precisa ficar de olho pra ver se as guias estão alinhadas com a marcação que você fez o tempo todo. Não tire os olhos dessa linha enquanto tiver cortando.

 

E quando você terminar de cortar, levante a serra circular, desligue e sempre abaixe a proteção de lâmina, tá? Depois de deixar ela desligada direitinho, daí sim pode tirar a peça do lugar. Assim você garante sua segurança!


Dicas de segurança

Falando em segurança, tem algumas dicas bem importantes na hora de usar a serra circular, tanto nos modelos manuais quanto nos de bancada, viu? Aqui vão elas:

 

- Cheque se a lâmina que você tá usando é própria pro que vai cortar. Nunca use uma lâmina de metal rápido numa madeira ou o contrário, pra evitar acidentes graves.

 

- Ao usar uma serra circular manual, verifique se o material tá apoiado numa superfície que não vai ser cortada junto com ele. Na dúvida, substitua sua bancada por dois cavaletes pra apoiar a peça.

 

- Nunca use lâminas gastas nem continue cortando se a serra circular oferecer algum tipo de resistência, tremor ou travamento, tá?

 

- Sempre tire pregos, parafusos, calombos ou resinas de madeiras e outros materiais antes de usar a serra circular. Isso evita acidentes graves com partes deles pulando em você.


Gostou? Aqui no Magazine Luiza tem as melhores serras circulares pra você. Vem conferir também as ofertas de cortador de parede.