Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Serra manual: Conheça

Saiba tudo sobre essa peça pra atividades com madeira e metais

Acessórios para Ferramentas

Atualizado em 28 Jun 21

2 min de leitura

Serra manual

Gente, a serra manual é uma ferramenta indispensável pra fazer qualquer atividade de marcenaria ou funilaria, viu? O bom é que ela vem com um cabo de madeira ou plástico bem firme e acabamento em antiderrapante, que ajuda a dar estabilidade na hora de usar, e algumas têm até uma camada de teflon pra deixar o corte mais preciso. Quer saber mais? Então vem comigo que te conto tudo:

 

A serra ideal pra cada serviço


Olha só, na hora de escolher a serra manual pra fazer qualquer tipo de atividade, é bom ficar de olho no formato dos dentes dela, tá? Isso traz resultados diferentes de acordo com a peça que tiver serrando.


As serras com lâmina vertical, por exemplo, são ótimas pra traçar, enquanto as horizontais e semi-deitadas ajudam a serrar qualquer tipo de peça. Legal, né?


E a quantidade de dentes na lâmina também é fundamental, viu? Pra madeiras grossas, invista na que tem entre 5 e 7 dentes por polegada. Aí, quanto mais dentes, mais finas devem ser as peças, tá? Então pra objetos finos, aposte nas serras com de 9 até 13 dentes por polegada. Se o que tiver cortando for ainda mais estreito, as de 16 dentes são ideais.


Agora, quer conhecer mais sobre os modelos de serra manual? Então dá uma olhadinha!
 


A serra manual que ajuda no dia a dia


Olha só, o serrote é um dos tipos de serra manual mais simples, viu? Ele é perfeito pra cortes de troncos e toras, porque vem com a lâmina serrilhada que faz o trabalho rapidinho. E como é super leve, dá até pra usar com uma mão só. Demais, né?


Além disso, o serrote serve pra cortar madeira MDF de artesanato ou pequenos móveis, como banquetas, e é ótimo se quiser mexer numa peça em casa. E na hora do acabamento, vale investir num verniz bem bonito. Uau!


Agora, o arco de serra é ideal pra acabamento em materiais delicados. Ele também é conhecido como segueta por causa da lâmina bem fininha e afiada, que divide qualquer tipo de metal e plástico. Prático, né?


E se quiser detalhes com ângulos de 45 a 90°, aposte na serra meia esquadria. Esse modelo funciona como uma guia de corte e tem uma precisão incrível, já que vem com regulador pra você chegar na medida ideal da peça. Amei!


Quer uma serra manual pra ter na mão em caso de serviços básicos? A dica é investir na serra universal, que corta grandes quantidades de plástico, metal e madeiras mais comuns. Super prático!


Uma dica: na hora de trabalhar com qualquer serra manual, não deixe de usar EPIs, como luvas e óculos de proteção, combinado?


Aqui no Magazine Luiza tem serrote e outros tipos de serra manual te esperando. Aproveite também as ofertas de caixa meia esquadria.

 

Saiba mais:


Gente, na matéria Óculos de proteção EPI eu trouxe dicas bem legais pra te ajudar a escolher um pra você, viu?


E no app Pinterest você encontra dicas incríveis pra decorar ambientes com madeira e outros materiais simples. Vai lá conferir, tá disponível no sistema Android e iOS.


Quer montar os móveis de casa de um jeito bem prático? Então pode contar com a ajuda dos nossos parceiros!