Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de artesanato

Tipos de artesanato

Veja como produzir várias peças diferentes pra poder soltar a criatividade!

Armarinhos

Atualizado em 31 Mar 20

3 min de leitura

Gente, os vários tipos de artesanato são uma ótima opção pra passar o tempo, se distrair e até ganhar uma graninha! Dá pra decorar ou criar peças com recortes, pintura, decoupagem, biscuit, MDF e muito mais, viu? Vem comigo pra entender como eles funcionam e como trabalhar com cada técnica!


Decoupagem

Olha, a decoupagem é um tipo de artesanato pra quem gosta de renovar objetos e móveis, mudando o estilo deles. Essa palavra vem do francês e significa recortar, que é basicamente o que você precisa saber fazer pra poder trabalhar com ela!


Funciona assim: é só usar recortes de jornal, revista, tecido e até de guardanapo pra revestir partes ou uma superfície inteirinha de um objeto, como uma caixa ou uma mesa de cabeceira. Aí, com a ajuda de um pincel, você passa um pouquinho de cola branca por cima e pronto! Novinho em folha.


E o legal é que essa técnica pode ser aplicada em vários materiais, como MDF, madeira, vidro, plástico, porcelana, pedra e metal. Fica lindo!


Cartonagem

Agora, a cartonagem é a técnica de artesanato que usa papelão, papel-cartão, cola e tecido pra criar objetos e acessórios que podem ser vendidos ou usados em casa. Dá pra fazer caixas, capas pra celulares, itens de decoração e muito mais!


MDF

O artesanato em MDF, que é uma chapa parecida com a madeira, é incrível e deixa você decorar as peças com outras técnicas, como a pintura e a decoupagem. Legal, né?


Você encontra peças prontas, como caixas, quadros, nichos, enfeites e kits com todos os itens para uma festa, como bandejas, porta-doces e letreiro. Aí nesse caso, é só pintar e decorar do jeito que quiser!
 


Decore as peças em MDF do seu kit festa

 

Ou você também pode fazer as suas próprias peças! Só que nesse caso, vai precisar tirar as medidas da chapa de MDF e cortar elas com uma serra, ou pedir já no tamanho certinho pra fabricante. Depois, é só montar do jeito que você quiser usando cola instantânea!


Fuxico

O fuxico é a arte de juntar partes do tecido pra criar formas, como as das flores. Só que você pode juntar vários fuxicos pra fazer colares, chaveiros, bonecas, animais e o que mais a sua imaginação mandar, tá?


Uma dica é ter a máquina de cortar fita pra fazer fuxico e os moldes com diferentes formatos. Assim, em poucos minutos, você tem as fitas que precisa pra fazer esse tipo de artesanato!
 


Moldes pra fuxico no formato da flor camélia

 

Pintura em tecido

A pintura em tecido é um dos tipos de artesanato mais conhecidos, né? Dá pra desenhar o que quiser, colorir e deixar toalhas, guardanapos e outras peças com um visual bem diferente! Só que pra isso, vai precisar de tinta especial pra tecido e pincéis de vários tamanhos diferentes. Legal!


Biscuit

E o biscuit é o artesanato pra soltar a imaginação e criar o que quiser com massa de porcelana fria. E dá pra fazer as massinhas já coloridas ou brancas, pra colorir depois, sabia?


Outra vantagem é que dá pra usar moldes de silicone com o formato que preferir: tem personagens infantis, flores, objetos e outros bem divertidos que economizam tempo moldando as pecinhas, já que só pra secar leva mais ou menos 1 dia!
 


Moldes de silicone facilitam o seu trabalho com biscuit

 

EVA

Já o artesanato em EVA é uma das técnicas mais fáceis, porque você corta os pedaços da folha de EVA e cola pra criar formas como pessoas, pássaros, objetos e casas. Também tem como fazer porta-retratos e outros objetos de decoração. Uau!


Outro jeito de fazer esse tipo de artesanato é com a massa de EVA, que é bem parecida com a de biscuit. Só que ela seca ainda mais rápido, em 12 horas!
 


Esse elefantinho colorido parece biscuit, mas foi feito com massa de EVA

 

Quer saber mais sobre ela? Então clica aqui que eu te mostro várias opções de artesanato usando EVA!


Tá precisando instalar uma impressora pra imprimir moldes pros seus artesanatos? Os parceiros do Magazine Luiza te ajudam com isso. Clica aqui pra conhecer e pedir esse serviço!


Encontre os materiais pra todos os tipos de artesanato aqui no Magazine Luiza! Vem conferir!