Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de tesouras

Conheça diferentes tipos de tesouras e veja qual é o ideal pra cada tarefa

Escolar / Universitário

Atualizado em 26 Jun 18

2 min de leitura

Gente, ter uma tesoura em casa pode quebrar o galho em muitas situações, né? Seja em cozinhas, escritórios, tarefas escolares e até mesmo em atividades artísticas, ela sempre tem um papel bem importante no dia a dia! Agora, quer saber mais sobre os diferentes tipos de tesouras que tem e como você pode acertar na escolha da sua? Então, vem comigo!


Tesoura convencional

A tesoura convencional é aquela mais comum, que tem duas lâminas que fazem um corte reto e preciso. Tem de vários tamanhos e podem ser usadas tanto na cozinha, pra cortar alguma embalagem, como na hora de cortar uma cartolina ou um pedaço de barbante pro trabalho escolar da criançada.


Essas tesouras, quando bem afiadas, também são ótimas pra quem costura, viu? E quanto mais afiadas elas forem, mais retinho e perfeito vai sair o corte do tecido! Mas, vale lembrar que os pequenos não podem usar esse tipo, combinado?


Tesoura infantil

Olha, quando o assunto é tesoura pra criançada, tem que ter muito cuidado! O ideal  é investir numa tesoura convencional com pontas arredondadas, que são tão boas de corte quanto as normais e bem mais seguras, já que não têm pontas que podem machucar a garotada.


Além disso, esse tipo de tesoura geralmente tem um tamanho bem legal pras crianças, porque não é tão grande quanto as de ponta afiada.


Uma dica: esse modelo também é muito bom pra usar no seu escritório, viu? É que, por ser menor e ter as pontas seguras, dá pra guardar essa tesoura em qualquer lugar, como o porta-canetas da sua mesa ou uma gaveta, sem se preocupar em esbarrar e acabar se machucando. Bem melhor, né?


Tesoura elétrica

A tesoura elétrica é incrível! Basta segurar ela, que vai abrindo e fechando as lâminas pra cortar papel ou tecidos com muita facilidade e sem precisar que você faça força. E ela funciona com pilhas! Bem mais fácil de fazer qualquer movimento!


E você pode usar a tesoura elétrica na hora de costurar ou de fazer scrapbook, patchwork e outros tipos de artesanato, sabia? Isso mesmo! É só você apertar um botão e pronto: ela começa a funcionar sozinha e garante um corte mais preciso, além de muito mais seguro.


Tesoura craft

A tesoura craft é pra quem ama artesanato, viu? Ela é o tipo de tesoura que tem as lâminas com formatos diferentes, em zigue-zague. Então, dá pra fazer um montão de recortes divertidos com elas!


As tesouras crafts são ótimas pras crianças usarem pra enfeitar um trabalho de escola, por exemplo. E ainda, como o formato que ela faz é bem criativo, é só cortar qualquer pedaço de revista ou de papel colorido pra fazer um enfeite bem original pra colar no seu scrapbook ou numa caixinha.


Uma coisa importante é que essas tesouras não são tão potentes quanto as elétricas e as convencionais, tá? Então, nem adianta tentar cortar tecido ou materiais mais grossos. Dificilmente vai dar certo!


Viu só como tem um tipo de tesoura diferente pra cada situação? E, se você gosta de fazer artesanato ou scrapbook, aqui tem uma listinha bem legal de truques pra fazer usando uma tesoura convencional.


Aqui no Magazine Luiza você encontra vários tipos de tesoura, viu? Vem conferir!