Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Usando a lava-louça

Saiba o que pode e o que não pode ser lavado nela

Copos, Taças e Canecas

Atualizado em 7 Fev 12

4 min de leitura

Gente, com a lavadora louças você vai limpar a louça acumulada rapidinho. E o melhor é que ela deixa tudo sequinho, brilhando e pronto pra guardar! Mas não é tudo que pode ser lavado nela, viu? Se você tem dúvidas do que pode ou não colocar na lava louças, dá uma olhadinha nessas dicas que separei pra você:


O que pode e o que não pode?

É normal comprar uma lava louças e ficar encantado com os resultados. Afinal, as louças saem mesmo brilhando. Mas não dá pra colocar tudo nela, tá? É que nem todas as peças que podem ser lavadas à mão ficam com o mesmo resultado na máquina de lavar. Além disso, não é qualquer material que resiste às altas temperaturas e pressão que ela tem.


E pra te ajudar, eu fiz uma listinha com os principais itens de cozinha pra você entender se eles podem ou não ir na sua máquina.
 

Pratos - tanto os pratos de vidro quanto os de cerâmica tão liberados pra ser lavados na lava louça, tá? A única exceção é o cristal e os pratos de porcelana com acabamento dourado. Isso porque o cristal é extremamente frágil e não suporta a pressão da lava louças. Já os materiais de porcelana, que tem os detalhes douradinhos, podem desbotar e até descascar, principalmente nos modelos mais antigos, por causa da temperatura.


Talheres - qualquer talher de aço inox pode ser mandado pra máquina de lavar louça, viu? O único cuidado é lavar os talheres de metal que tenham sido usados com produtos muito ácidos, como sal ou limão, em água fria antes de lavar em temperaturas muito altas. É que eles podem manchar nesse caso.


As facas tipo chef e outras de aço cirúrgico, que podem ter o corte prejudicado também não devem ser colocadas na lava louças. Prefira lavar essas à mão, tá? Já os talheres de plástico ou com cabos de madeira colados não devem ir à lavadora nunca porque podem descolar ou deformar.

 

Encaixe sempre os talheres nas posições certas pra lavar por inteiro

 

Panelas - panelas de aço inox, formas e assadeiras de silicone e algumas panelas de cerâmica mais modernas com várias camadas podem ser lavadas sem nenhum problema na lava louças, tá?


Já as panelas de alumínio simples, os tipos esmaltados, os antiaderentes com teflon ou os de cobre podem ter problemas, viu? Isso porque o alumínio e o cobre escurecem, enquanto que a pressão da água descasca o teflon e os esmaltados após algumas lavagens. Pra esses modelos consulte sempre o fabricante antes de mandar pra lava louça!


Vidros - copos, taças, travessas, tigelas e outros refratários tão liberados pra ir na lava louças. Só tome cuidado pra por eles sempre nas cestas de cima, nunca nas de baixo empilhados com materiais mais pesados, tá?


A única exceção são os copos de cristal, que são delicados demais e não aguentam a pressão. Taças e copos com acabamento dourado ou prateado na borda também podem acabar desbotando ou descascando, viu? Nesses casos, é preferível lavar à mão, a menos que o fabricante informe na embalagem que podem ir à lava louças!


O que não pode ser lavado nela de jeito nenhum?

Além das dicas que eu dei aqui, vale reforçar que alguns materiais realmente não são próprios pra lava-louças! Olha só a listinha do que nunca pode ser colocado nela:


Garrafas térmicas - as térmicas têm um vidro do lado de dentro e camadinhas com espaços bem pequenos pra manter o calor. O jato forte da lava louça pode mandar água pra esses buraquinhos e, se ela ficar presa lá, sua térmica mofa e pode criar cheiro e até contaminar as bebidas! Então, garrafas térmicas devem ser sempre lavadas na pia, combinado?


Plástico - o plástico é um material que não aguenta altas temperaturas e pressão, viu? Quando ele esfria, acaba deformando! Mas tem materiais de plástico que usam aditivos que tornam eles bem resistentes e, esses sim, podem ir pra sua lavadora. Pra ter certeza, sempre cheque a indicação do fabricante!


Madeira - as panelas com cabos de madeira também não podem ser lavadas na lava louças. É que o cabo pode descolar por causa das altas temperaturas. Mas além de cabos, qualquer outro objeto feito com esse material pode ficar escuro e criar pequenas trincas, principalmente as tábuas de corte!


As trincas formadas nelas acumulam sujeiras de carnes, peixes e outros produtos cortados. E isso é muito ruim, já que podem até provocar contaminação alimentar.

 

Nem pense em por a tábua de madeira na lava louça. É perigoso pra saúde!


Barro, ferro e pedra: se você tem panelas, tigelas e travessas com esses materiais, passe longe da lava-louça. O ferro enferruja porque perde a camada de proteção a óleo feita pelo fabricante quando entra em contato com a pressão da água. O barro pode trincar com choque térmico e pressão. E a pedra lasca ou perde as camadas de proteção por causa da alta pressão também. Esses você deixa pra lavar na pia, tá?


Ouro, prata e platina: esses são materiais muito delicados e, se você tem talheres, copos ou pratos com esses acabamentos, lave com cuidado, sempre à mão e use só os produtos próprios pra eles. O risco de riscarem e descascarem com a pressão ou até escurecerem em contato com a água quente da lava louça é grande!


Por falar em lavar, você sabia que sua lava louças também precisa de uma faxina de vez em quando? Clica aqui que eu te mostro como limpar ela.


E na hora de comprar uma lava louças novinha, vem dar uma olhada no Magazine Luiza! Tem modelos incríveis esperando por você!