Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Válvula pra pia de cozinha: conheça

Válvula pra pia de cozinha: conheça

Esse acessório é bem útil pro seu dia a dia

Cozinha

Atualizado em 20 Jun 22

4 min de leitura

Gente, a válvula pra pia de cozinha é um material hidráulico bem importante pra mandar a água da cuba direto pro esgoto, viu? Isso porque esse acessório fica encaixado no sifão e ajuda a controlar a quantidade de líquido que vai pros canos. Agora, como você acha um monte de modelos, vale a pena conhecer os detalhes antes de escolher, né? Vem comigo que eu te conto tudo!


Pra que serve a válvula pra pia de cozinha?


Olha só, pra começar, as válvulas servem pra levar a água da torneira, os restos de sujeiras e outros líquidos que caem na cuba até a tubulação. Esses itens são essenciais pra manter a pia limpa depois de lavar as mãos, louças ou alimentos, por exemplo.


Algumas versões também têm sistemas e peças próprias pra abrir e fechar o ralo rapidinho. Aí fica fácil controlar o escoamento quando quiser que o tanque fique cheio ou esvazie mais rápido. Gostei!


 


Essa válvula vem com uma tampa pra fechar o ralo


Quais os tipos de válvula pra pia de cozinha?


Falando nisso, é bom checar as informações do modelo na descrição antes de escolher, tá? Isso porque você encontra opções com medidas, formatos e funções diferentes. A dica é comparar esses dados com a cuba pra ver se o acessório vai servir.


Por exemplo, algumas válvulas pra pia de cozinha contam com uma parte chamada ladrão, que é uma abertura extra pra água sair caso o ralo fique entupido ou fechado. Esse tipo é indicado só pra pias que já vêm com essa função, porque ajuda a passagem a funcionar direitinho.


Além disso, o jeito de instalar a peça pode variar. As versões com rosca são práticas e populares. Mas também dá pra achar opções de parafuso, conhecidas como universais e servem em muitos modelos de cuba. Arrasou!


A válvula pra pia de cozinha comum é muito famosa


Agora, se você precisa de uma válvula básica pra cozinha de casa ou do trabalho, pode ser legal apostar numa versão tradicional. Uma vantagem é que esse tipo é bem fácil de trocar ou fazer a manutenção, já que fica na parte de cima da pia.


Você encontra modelos com o sistema de clique, que serve pra manter o ralo fechado. Aí quando você não quiser que a água escorra, é só apertar o botão e a passagem é bloqueada! Assim dá pra deixar os utensílios domésticos de molho ou evitar que os cheiros do esgoto entrem no ambiente.


A válvula pra pia de cozinha oculta é linda e moderna

Já as válvulas ocultas são instaladas por baixo da pia e ficam escondidas dentro da cuba. Elas costumam contar com um mecanismo especial de borracha que ajuda a prender o acessório no lugar e ainda funciona como vedação pra impedir que os líquidos vazem. Demais, né?


De quais materiais são fabricadas?


Outro detalhe importante é que esses acessórios de construção podem ser feitos de materiais diferentes, como plástico ou metal. Sem falar que tem modelos vermelhos, pretos, brancos, beges e até dourados. Fácil achar uma opção que combine com a cuba, os puxadores, armários e itens de decoração do cômodo!


Válvulas de metal combinam com ambientes modernos


A dica pra quem precisa investir numa válvula que pode durar bastante é escolher as versões de metal. Geralmente, esse tipo é bem resistente à água e aos produtos de limpeza, hein?


Além disso, o visual brilhante ajuda a dar um toque moderno e descolado nos ambientes. É só combinar com a cor do fogão, cooktop ou geladeira, por exemplo.

 

As válvulas de metal pra pia de cozinha são um charme e super duráveis!


Modelos de plástico costumam ser mais em conta


Outra ideia legal são as versões de plástico. Elas também são fabricadas com materiais muito firmes, como o polipropileno. E em alguns tipos, a parte que fica aparecendo é feita de inox. Uau!


Essas opções são ideais pra pias domésticas, já que costumam ser acessíveis e fáceis de achar.


 


Essa válvula de plástico vem com cestinha pra evitar que sujeiras entrem no ralo


Válvulas de plástico cromado são resistentes e acessíveis


E que tal apostar num modelo que junta as vantagens desses dois materiais? Pra isso, você pode escolher as válvulas de plástico cromado. Esse acabamento ajuda a deixar a peça mais resistente à ferrugem e ao desgaste, o que é ótimo pra manter ela bonita e conservada por bastante tempo. Adorei!


Gostou? A válvula pra pia de cozinha que você precisa tá aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!


Saiba mais


Ah, depois que acabar a obra, que tal deixar a pia ainda mais prática com um acessório versátil e moderno? É só dar uma olhadinha na matéria Vantagens da bandeja perfurada de pia e conhecer um item bem legal que pode facilitar o dia a dia.


E se precisar de inspiração pra completar a decoração do cômodo, vale a pena instalar o aplicativo Casa e Decoração de Interiores no smartphone. Ele tá disponível pra Android e iOS.


Falando nisso, conte com os nossos parceiros na hora de instalar a coifa, o aquecedor de água, os móveis e eletrodomésticos, combinado?