Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Veja diferentes tipos de dinamômetro

Veja diferentes tipos de dinamômetro

Saiba pra que servem e como usar os vários modelos dessa ferramenta de medida

Avaliação Física

Atualizado em 16 Jul 20

2 min de leitura

Gente, o dinamômetro é uma ferramenta usada pra medir a força de pessoas ou objetos. Na fisioterapia, por exemplo, ajuda a saber quais músculos tão mais fracos, precisando de atenção! Só que pra isso, tem dinamômetros hidráulicos, de mola e vários outros, dependendo da situação. Quer mais detalhes sobre os tipos de dinamômetro? Vem comigo!


Tipos de dinamômetros


Olha, tem vários fabricantes de dinamômetros e cada um deles desenvolve seus próprios modelos. Mesmo assim, dá pra dividir o aparelho em grupos, como:


Dinamômetro de mola - a pessoa faz força, esticando uma mola que fica dentro do dinamômetro. O resultado é a potência que aparece no marcador digital ou analógico do equipamento. Aí, o número é comparado pelos fisioterapeutas com testes de outras  pessoas da mesma idade, gênero e peso pra ver se tá no padrão!


Dinamômetro hidráulico - o sistema hidráulico tem um líquido pra medir a pressão colocada no aparelho. Além dos fisioterapeutas, os mecânicos também usam bastante essa tecnologia, sabia?

Os ganchos resistentes aguentam até 50 quilos-força


Dinamômetro tubular - esse é o mais simples entre os dinamômetros, porque ele mede a força, tração e compressão com ajuda de uma mola interna ligada aos ganchos. Os resultados aparecem no tubo em quilos e libras.

A alavanca aumenta e diminui de tamanho pra caber em diferentes tipos de mãos


Dinamômetro digital de mão - é indicado pra quem pratica esportes e usa a força de mãos e punhos, mas ele também ajuda no acompanhamento de recuperação de lesões dos membros superiores. O resultado dos testes aparecem no visor digital!

Modelo resistente tem os ganchos reforçados e tamanho compacto


Dinamômetro circular - tem o mostrador igual a de um relógio, o que facilita a leitura do resultado, que é calculado na escala quilograma-força. Por ser usado em qualquer posição, serve pra testar vários grupos musculares! Gostei!

Aparelho deve ficar no meio do peito e ter as alças puxadas pro lado


Dinamômetro escapular - o sistema de mola dele mede a capacidade de resistência dos músculos escapulares, que trabalham junto com a musculatura da região vertebral.

Esse modelo de dinamômetro cabe na bolsa da academia!


Dinamômetro digital - funciona à pilha e mede as forças de tração e compressão, força normal e cargas máximas. Vem com vários adaptadores muito úteis pra ajustar o aparelho a cada tipo de teste!


Procurando o dinamômetro que se encaixe melhor na sua rotina? O modelo ideal tá aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Agora, nessa matéria aqui eu explico como a fisioterapia pode te ajudar a melhorar os movimentos do corpo!


E se quiser entender melhor o grupo muscular que pretende tratar, que tal conhecer o Anatomia - Atlas 3D? Esse aplicativo disponível pra iOS e Android traz a anatomia do corpo humano de maneira fácil e interativa!


E pra te ajudar na instalação de aparelhos de ginástica ou móveis em casa, pode contar com a ajuda dos nossos parceiros. Eles oferecem esses e vários outros serviços!