Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Fusíveis: pra que eles servem?

Fusíveis: pra que eles servem?

Vem ver a importância deles pra proteger os sistemas de energia!

Material Elétrico

Atualizado em 23 Fev 23

4 min de leitura

Gente, os fusíveis são materiais elétricos muito importantes pra segurança de casas, carros e aparelhos eletrônicos, né? Essas pecinhas são instaladas na rede e funcionam como uma barreira em caso de picos de energia. O bom é que isso evita que as máquinas esquentem muito ou parem de funcionar. Aí sim! Quer saber mais detalhes e conhecer alguns tipos de fusível? Vem comigo!

 

O que é fusível?

Os fusíveis fazem toda a diferença nas instalações elétricas. Eles ficam no meio do caminho entre a rede de energia e os aparelhos que usam a eletricidade, como micro-ondas, motores e lâmpadas automotivas

 

Essas peças são formadas por um tubo de vidro com um fio de metal no meio e costumam ser bem pequenas. Algumas medem só 3cm, ou centímetros!

 

Mas mesmo assim os fusíveis são poderosos, viu? Se acontecer algum curto-circuito ou sobrecarga, como no caso de cair um raio, eles conseguem bloquear a força extra e proteger o equipamento. Legal!

 

Esse fusível aguenta 5A, ou amperes, de energia

 

Como funciona o fusível?

Sempre que você liga o aparelho na tomada ou na bateria, por exemplo, a eletricidade precisa passar primeiro por essa pecinha pra depois chegar no aparelho. Um detalhe legal é que cada versão é própria pra aguentar quantidades diferentes de energia, tá?

 

E se a corrente de energia que vier for maior do que o fusível aguenta, ele esquenta e derrete. Isso cria um bloqueio pra impedir que o pico de carga alcance a máquina. Pra ter uma ideia, protege até contra incêndios. Uau!

 

Conheça características dos fusíveis

Na hora de escolher o fusível, vale a pena dar uma olhadinha nos detalhes da embalagem ou na descrição pra investir no modelo perfeito. Dá pra achar opções especiais pra redes elétricas de eletrodomésticos, casas ou até máquinas industriais! 

 

Corrente nominal

A primeira informação que você precisa olhar é a corrente nominal. Esse dado costuma vir escrito no próprio corpo do acessório e mostra a quantidade de carga que a pecinha aguenta sem bloquear a passagem de energia. 

 

Corrente de ruptura

Também vale a pena ficar de olho na corrente de ruptura ou de interrupção. Esse é o valor máximo de eletricidade que o fusível consegue segurar em caso de picos ou curtos. Se a tensão for maior, pode acabar estragando os equipamentos, hein?

 

Corrente convencional

Já a corrente convencional de atuação é o nível exato de energia que faz a peça entrar em ação. Quando a carga tá certa, o seu equipamento funciona perfeitamente!

 

Ah, todas essas correntes são medidas em amperes, tá? Então essas informações sempre vão ter um número do lado de uma letra A maiúscula. Tipo 2A, 3A, 5A. Tem que ficar de olho!

 

Curva característica

Outro dado importante é a curva característica, que mostra quanto tempo o fusível leva pra bloquear a eletricidade dependendo da quantidade de carga que tiver chegando.

 

As versões mais lentas, chamadas de retardadas, são muito usadas pra proteger motores de problemas na hora de dar a partida. Já os modelos rápidos fazem sucesso em sistemas com peças delicadas que precisam de muita segurança.

 

O fio dentro do fusível costuma ser de cobre ou estanho

 

Quais são os tipos de fusíveis?

Dependendo dessas informações que mostrei, os fusíveis podem ser divididos em três grupos. Cada tipo é indicado pra usar em lugares diferentes. Dá uma olhadinha!

 

Fusível NH

Se você quer proteger instalações elétricas de grande porte, como máquinas industriais, aposte nos modelos do tipo NH. Eles funcionam em correntes nominais de até 1250A. É bastante carga, hein?

Além disso, são ótimos pra segurar picos bem altos de eletricidade, como 120kA, ou quiloamperes. Pra ter uma ideia, esse número é igual a 120 mil amperes. Uau!

 

Fusível D

As versões D costumam ser suficientes pra correntes menores, entre 2A e 100A. Dá pra usar em motores e cabos com esse limite de tensão, por exemplo.

Uma vantagem é que elas são bem seguras e ajudam a evitar choques na hora de instalar ou fazer a manutenção. Adorei!

 

Fusível ultrarrápido 

Os fusíveis ultrarrápidos começam a bloquear a energia rapidinho quando acontece uma variação na rede. Uma vantagem é que, por isso, eles podem ser usados em equipamentos delicados, como circuitos retificadores e conversores de frequência.

 

Esse kit de fusíveis automotivos vem com uma chave pra ajudar a instalar

 

Como escolher fusível?

Outro tipo de classificação desses materiais elétricos é feito usando duas letras. A primeira delas é sempre minúscula e mostra em quais situações a peça funciona. Nesse caso, tem duas opções diferentes, o tipo a e o tipo g.

Os modelos chamados de a servem pra proteger só contra curtos-circuitos. Já as versões g são as que também conseguem evitar sobrecargas no sistema.

A segunda letra é maiúscula e explica em quais equipamentos você pode instalar o fusível. Por exemplo, se quiser cuidar de cabos elétricos, as opções L e G são as mais indicadas.

Já as do tipo M são ótimas pra aumentar a segurança de motores e as versões R funcionam muito bem em circuitos com semicondutores.

 

Conheça alguns tipos populares de fusível

Na prática, dá pra combinar essas letras e achar pecinhas gL, aM, aR e muito mais!

Os fusíveis gL ou Gg são retardados, ou seja, têm uma curva característica lenta. Eles arrasam na hora de proteger cabos tanto de curtos-circuitos como contra sobrecargas.

As versões aG e aL podem ser aplicadas nos mesmos tipos de rede, mas funcionam só contra curtos, hein? São bastante usadas em fontes e fios de rádio. 

Já os aM são ótimos pra melhorar a segurança de motores contra curtos-circuitos. E os modelos aR são ultra rápidos, tá? Eles são perfeitos pra aumentar a segurança de semicondutores.

Tá procurando um fusível pra garantir a segurança da sua rede elétrica? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários modelos pra escolher. Aproveita!

 

Saiba mais

O fusível não é o único material elétrico que cuida da sua segurança, sabia? Na matéria Lâmpada UV Germicida: o que é? eu te mostro esse item incrível que além de iluminar o ambiente ainda ajuda a evitar bactérias e germes. Dá uma olhadinha!

Quer ficar de olho nas melhores promoções de fusíveis, disjuntores, materiais elétricos e eletrônicos? É só baixar o SuperApp Magalu pra Android ou iOS! Lá tá cheio de promoções incríveis o ano todo.

E se precisar de uma ajudinha profissional pra instalar os aparelhos elétricos, é só chamar os nossos parceiros e agendar o serviço!