Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Livros de Tatuagem: conheça

Livros de Tatuagem: conheça

Saiba como eles te ajudam a entender melhor os símbolos

Arte e Fotografia

Atualizado em 13 Jan 22

3 min de leitura

homem de barba, óculos e tatuagem no braço, lendo um livro sentado em um sofá

Gente, os livros de tatuagem são obras incríveis pra quem quer mergulhar na história por trás das imagens e traçados, sabia? Pois é! Você vai conhecer o porquê de alguns tipos serem mais populares no Brasil, qual o papel da tatuagem nas sociedades e também treinar com novos desenhos. Vem comigo que eu te conto!


Encontre o significado das figuras


O livro Tatuagens de A a Z, de Alex Costa, é um manual de consulta ótimo pra quem vai marcar a pele dos clientes. É que pra algumas pessoas a tatuagem é uma obra de arte, pra outras é como uma declaração de amor ou um jeito pra marcar fases e acontecimentos importantes da vida, tá?


O título mostra com profundidade o simbolismo pra orientar quem tá na dúvida. O autor separou informações sobre vários significados místicos, artísticos e outros bem surpreendentes por trás de tattoos clássicas ou da moda. O legal é que serve de orientação pra quem procura uma imagem especial mas não tem ideia de qual. 


Além de tatuadores, artistas que se inspiram em tatuagens pra criar design, professores e alunos de arte plástica ou gráfica também podem gostar bastante da obra, viu?

 

capa do livro tatuagens de a a z

Quer saber qual impressão a tatuagem passa? Esse livro ajuda a entender!


Os símbolos brasileiros


Agora, o livro Uma História da Tatuagem no Brasil, da historiadora Silvana Jeha, reúne anos de muita pesquisa em várias instituições. A autora foi a fundo nas mensagens que profissionais da Marinha e até presidiários do Carandiru passavam nos desenhos, números e palavras gravados nos corpos, tá?


Além disso, ela também passou bastante tempo na Biblioteca Nacional com livros de Machado de Assis e Plínio Marcos pra achar registros históricos na literatura e sociedade de certas épocas. Demais!


Jeha te ajuda a mudar o jeito de olhar a tatuagem dependendo da situação ou época que ela foi feita. Desde quando era vista com preconceito e identificava prostitutas, imigrantes, criminosos ou escravizados, até virar arte e estilo de vida.


É excelente pra quem ama conhecimento e uma boa aula de História que vai desde os tempos dos piratas até as batalhas nas Cruzadas e culturas como a síria, italiana, angolana e japonesa que se misturaram no Brasil. Gostei!

 

capa do livro uma história da tatuagem no brasil

Um livro pra estudar História com imagens ricas da cultura tattoo


A visão da Sociologia


Em Sociologia da Tatuagem, o resultado da pesquisa traz uma obra que enxerga a tatuagem pelo olhar da Antropologia, viu?


A autora Luana Thaísa Pedrosa retrata o que riscar a pele significava na Literatura de Viagem dos cronistas do século XVI, os primeiros habitantes do Brasil que se tatuavam na época do Descobrimento. Uau!


Outro detalhe é como esse trabalho manual mudou o corpo das pessoas quando passou a ser considerado como arte e a ligação do Homem com a natureza, por exemplo.


Pedrosa passa ainda pela fase que tatuar deixou de ser um ato político ou de identificação e passou a ser consumo. Além de quais avanços as técnicas, desenhos, equipamentos e tintas tiveram a partir daí.


Além disso, também fala da procura por novas cores, o estudo de como cada tonalidade funcionava melhor em diferentes peles e o jeito que isso afeta o resultado final do traçado. Muito bom, né?

 

capa do livro sociologia da tatuagem

Nesse livro, a História encontra os avanços da área de tattoo


Ideias pra praticar no estúdio


Agora, tá a fim de treinar o traço, descobrir novas imagens ou conhecer inspirações clássicas, também conhecidas como old school? Os sketchbooks, ou livros de desenhos trazem opções bem legais.


Olha, tem de aves, flores, caveiras e outros tipos vintage que tão sempre em alta. Ou mesmo as flash tattoos que são simples e rápidas de fazer. Ideais pra quem procura uma que não tenha a necessidade de muitas sessões, cores e retoques. Aì sim!


Alguns ainda detalham só desenhos de animais, folclore ou técnicas pra pinturas em preto e branco, ou pra tirar o melhor proveito das cores, profundidade e tatuar com aquarela.

 

capa de três livros com opções de desenhos para tatuagens

Que tal um trio de livros como este com vintage e tradicional?


Gostou? Então encontre os livros de tatuagem que você precisa aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Tá pensando em ter o próprio estúdio? Na matéria Equipamentos pra tatuagem, saiba tudo eu te mostro como começar.


Por falar nisso, o app Ink Hunter pra iOS e Android conta com realidade aumentada pra simular a tatuagem pronta antes de riscar a pele. Legal, hein!


Tá precisando também de montador de móveis, instalador de luminárias e ar-condicionado pro negócio ficar prontinho? É só chamar os nossos parceiros!