Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

A faca certa pra cada tipo de carne

A faca certa pra cada tipo de carne

Conheça os modelos de facas e saiba pra que cada um funciona melhor

Alimentos

Atualizado em 16 Mai 19

4 min de leitura

                       

Se você gosta de preparar carnes deliciosas, é importante saber que tem facas especiais pra facilitar a sua vida na hora de cozinhar, viu? Tem pra carne vermelha, peixe, frango e cada uma delas tem um desenho especial que vai ajudar você a desossar, limpar e cortar a carne direitinho! Quer saber mais e ainda descobrir algumas receitas pra praticar? Então, vem comigo!

 


Faca pra peixe

 

Olha só, o peixe é uma carne bem sensível, né? Por isso, precisa de uma faca mais delicada, que tenha uma lâmina bem afiada pra fazer os filés ou as postas sem deixar o peixe com rebarba e com aquela cara de recortado, sabe?


Aliás, as facas mais comuns pra peixe são as fileteiras, que ajudam a cortar filés com uma só passada. Elas são fininhas e pontudas, ótimas pra acompanhar o formato do peixe e dar um corte bem preciso, sem quebrar a peça. Legal!

                         


 
As fileteiras são finas e muito afiadas pra fazer cortes bem precisos

 


Filé de linguado com molho de limão siciliano

 

Ingredientes para o molho

 

- Suco de meio limão siciliano
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 xícara de chá de creme de leite
- Meia colher de chá de açúcar
- 2 xícaras de chá de caldo de legumes
- Sal a gosto


Ingredientes para o peixe

 

- 4 filés finos de linguado
- 2 colheres de chá de limão siciliano
- Sal a gosto


Modo de preparo

 

Primeiro, faça o molho derretendo a manteiga em uma panela e coloque o suco limão, mas sem coar, tá? Depois que borbulhar, coloque os outros ingredientes e deixe a panela no fogo médio, destampada, até o molho reduzir e ficar mais grossinho.


Enquanto ele ficar cozinhando, tempere o peixe com limão e sal. Aí, você pode cozinhar ele no vapor ou passar rapidinho na frigideira com tampa, só pra ele ficar cozido por dentro. Daí, quando ele ficar bem branquinho, é sinal que a carne tá cozida! Então, é só colocar o molho por cima e servir com um arroz branco ou purê de batata. Delícia, né?

 


Faca pra carne vermelha

 

Já a carne vermelha é mais firme, e por isso precisa de uma faca mais grossa e afiada pra cortar. Pra isso, você pode usar uma faca de carne, que tem a lâmina bem firme e curvada no final. Ela é ótima pra fatiar, cortar e picar carnes cruas ou assadas. Muito bom!


Agora, se a peça tiver osso, você pode contar com a ajuda de um cutelo, que tem um cabo como se fosse um martelo e é bem afiado e preciso. Ele é ótimo pra desossar qualquer tipo de carne que tenha osso, não só a vermelha!

                     


 
O cutelo é perfeito pra tirar ossos e partir pedaços grandes de frango e carne vermelha

 


Picadinho de carne

 

Ingredientes

 

- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 1 dente de alho amassado
- 400 g de coxão duro cortado em cubinhos
- 1 sachê de tempero pronto da sua preferência
- Meia colher de chá de sal
- 1 pitada de pimenta do reino
- 100 g de batatas em cubinhos
- 100 g de cenoura em cubinhos


Modo de preparo

 

Na panela de pressão, esquente o óleo e doure cebola e alho. Aí, coloque a carne aos pouquinhos, em fogo alto pra não formar caldo. Coloque o tempero pronto, o sal e a pimenta do reino. Depois, coloque duas xícaras de chá de água fervente. Tampe bem a panela e deixe por 20 minutos depois que pegar pressão.


Desligue o fogo, tire a pressão da panela e abra com cuidado. Sirva com arroz e saladinha! Adorei!

 


Faca pra desossar frango

 

Por último, pra limpar e desossar o frango, o ideal é uma faca fina, mas que seja afiada, pra tirar aquele excesso de gordura e os nervinhos que vem nessa carne, assim como aqueles ossinhos pequenos, sabe?

                       


 
A faca de desossar é fininha e pontuda, ótima pra limpar frango

 


Peito de frango recheado

 

Ingredientes


 

- 4 filés de peito
- 5 colheres de sopa de vinho branco
- 1 colher e meia de sopa de alecrim
- 1 dente de alho amassado ou picado
- 3 colheres de azeite
- 1 colher de chá de sal
- Pimenta a gosto
- 2 xícaras de mussarela ralada
- Palitos de dente pra prender o filé
- Óleo vegetal
- 3 tomates sem pele e sem semente em tiras


Modo de preparo

 

Tempere o frango com o vinho, meia colher de alecrim, alho, azeite, sal e pimenta e deixe descansando por 1 hora. Aí, você pega uma faca bem fininha e abre um buraco na ponta do frango, na parte mais grossa em direção à parte mais fina. Coloque a mussarela, o tomate e o restante do alecrim. Feche com dois palitos de dente e coloque os filés numa assadeira.


Daí, numa frigideira, aqueça o óleo e coloque os filés em fogo alto, dourando os dois lados. E com o forno aquecido a 220ºC, é só colocar a assadeira com os peitos de frango e assar por mais ou menos 20 minutos e depois servir com uma massa, com arroz ou com legumes. Delícia!


Viu como a faca ajuda você a cozinhar com mais praticidade e até segurança? Agora é só conferir aqui no Magazine Luiza os modelos e escolher os seus!