Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Como passar roupa

Cuide de cada tipo de tecido de forma impecável!

Produtos de Limpeza

Atualizado em 15 Jan 16

3 min de leitura

Deixar as roupas bem passadinhas sem perder muito tempo é mais fácil do que parece, viu? Você só precisa ter o ferro de passar certo e saber os cuidados que tem que tomar com cada tipo de tecido! E pra saber mais sobre isso, vem comigo!


Como escolher o ferro de passar ideal?
             
Pra começar é bom você saber que tem dois tipos de ferro de passar: a seco e a vapor. Inclusive, tem uns tipos de
ferro a seco bem modernos hoje em dia, com placas de cerâmica e teflon, que são ideais pra manter a temperatura do aparelho por mais tempo e pra não grudar nas roupas. E, se tiver algum tecido bem difícil de desamassar, é só borrifar um pouco de água nele que vai ficar bem mais fácil, tá? Então, esse modelo é ótimo pra quem prefere uma opção simples e bem econômica.


Já se você quer mais praticidade, a dica é escolher um ferro a vapor. É que o vapor quente que ele solta ajuda a alisar a roupa bem rapidinho, sem nenhum esforço. Agora, se suas roupas são de festa, com tule, bordados e tecidos com apliques, elas não podem ser passadas, viu? Nesse caso, a dica é usar um vaporizador pra desamassar elas. Esse aparelho é ideal pra roupas mais delicadas porque faz todo o trabalho só com o vapor da água! Demais, hein!


Cada tecido merece um um cuidado diferente!

- O ideal é nunca passar peças de lã, tá? Agora, se não tiver jeito mesmo, a dica pra tentar evitar que os fios fiquem prejudicados é passar a peça ainda molhada.

- Pra deixar suas roupas de algodão lisinhas é bem fácil, viu? O ideal é colocar elas num cabide ou dobradas na gaveta assim que acabar de passar.

- A seda e o linho são tecidos muito delicados! Então, se precisar passar alguma peça feita com elas, o ferro de passar precisa ficar na temperatura mínima, quase frio. 

- Se precisar passar peças de lycra, nylon, viscose e poliéster, a dica é colocar um pano entre elas e o ferro de passar. É que não pode colocar a chapa do ferro em contato direto com essas roupas porque elas podem ficar queimadas ou desbotadas, tá? 

- Deixe pra passar peças grossas por último! Com o ferro mais quente, fica mais fácil alisar jeans e outros tecidos mais grossos, como casacos e jaquetas.


Ajuda com o borrifador

Ah, e se você não tiver um ferro a vapor e suas roupas ficaram muito tempo no sol forte ou se você esqueceu roupas secas na secadora e elas ficaram muito amassadas, a dica é usar o borrifador de água antes de passar, tá?


E pra ele te ajudar a deixar as roupas lisinhas, é só misturar duas colheres de amaciante pra 1 litro de água, chacoalhar e esguichar nas roupas antes de passar. Elas vão ficar super fáceis de desamassar. Mas preste atenção nas roupas escuras, viu? Nesse caso, o ideal mesmo é só borrifar um pouquinho de água pura, pra não criar manchas.


Agora, pra deixar um cheirinho de roupa passada por mais tempo, você também pode usar a água de passar no lugar do borrifador. Ela deixa as roupas super perfumadas, como se tivessem acabado de sair da lavadora!

Colocar um pouquinho de amaciante com água no borrifador vai deixar suas roupas super perfumadas!

 

Gostou das dicas? Então não deixe de conferir os ferros de passar no Magazine Luiza! Escolha o seu agora mesmo!