Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Mechas: faça em casa com a touca

Mechas: faça em casa com a touca

Deixe seu cabelo ainda mais lindo com essas dicas

Coloração de Cabelo

Atualizado em 30 Mai 19

3 min de leitura

                  

Gente, usar touca pra fazer luzes é ótimo pra deixar tudo do mesmo tamanho, viu? É que ela ajuda a não manchar os fios que não vão ser tingidos, e pode ser usada até por quem não tem muita prática. Quer aprender a deixar seu cabelo bem lindo? Vem comigo que eu te conto!


Materiais

Dá pra fazer luzes com qualidade de salão sem sair de casa, sabia? Tem touca pra puxar as mechas nas versões descartável ou de silicone.

 

A diferença entre elas é que a touca descartável é um pouco mais em conta, e só pode ser usada uma vez. Já as de silicone são bem resistentes e duram muitos anos, tá? Pra quem repete o procedimento várias vezes, o melhor mesmo é investir nesses modelos!


Touca de silicone é bem resistente e dura muito tempo


Mas olha só: você vai precisar de uma agulha de crochê pra puxar os fios, tá? E como tem vários tamanhos diferentes, o melhor é escolher pensando na grossura da mecha que você vai fazer.

 

As toucas com furos menores são perfeitas pra quem quer mechas fininhas. Já quem gosta de puxar bastante cabelo de uma vez e fazer mechas grandes, é só usar um modelo um pouco maior.

 

Outra coisa legal é ter um pouco de talco pra passar na touca, sabia? Isso porque o produto vai fazer com que o cabelo não fique grudado e facilite na hora de tirar a touca da cabeça.

 

Tem ainda o pó descolorante e a água oxigenada pra misturar, viu? Esses produtos são bem importantes porque são eles que vão abrir as cutículas pra clarear os fios! O ideal é procurar uma marca da sua confiança e seguir sempre as instruções da embalagem, pra não errar e danificar seus cabelos.


O pó descolorante ajuda a tirar a cor do cabelo


E aí por último você vai precisar do tonalizante pra passar nos fios depois de descolorir, né? É só escolher a cor que você quer aplicar nas mechas e pronto!


Puxando as mechas

Antes de qualquer coisa, tem que fazer o teste de mecha, tá? Assim você vai descobrir se os fios vão aguentar ou não a descoloração! Pra isso, é só preparar a mistura do pó com a água oxigenada, pegar uma mecha, aplicar os produtos e acompanhar se ele resiste antes de fazer no cabelo todo!


A água oxigenada deve ser misturada com o pó pra ter efeito


No dia de fazer as luzes, é bem importante que os fios estejam limpos e desembaraçados. Assim, vai ficar mais fácil puxar as mechas com as agulhas. E pra quem tem o cabelo cacheado, ondulado ou crespo, uma alternativa é fazer uma chapinha pra tirar todos os nós e não machucar na hora de usar a touca.


Puxando as mechas

Agora vem a parte que muita gente morre de medo: puxar as mechas! Mas fique tranquila, que fazendo com calma você não vai sentir dor. É só colocar a agulha de crochê nos buraquinhos da touca e puxar os tufos de cabelo desde a raiz pra fora. A quantidade de mechas varia muito de gosto, mas se você usar todos os buracos já dá pra descolorir metade do cabelo e deixar um efeito bem lindo!

 

Depois de puxar os fios, chegou a hora de passar a mistura descolorante. Aplique o produto e deixe ele agir por no máximo 50 minutos, sempre olhando a reação do cabelo.

 

Antes de enxaguar, uma dica é pegar uma mecha e limpar ela com uma toalha pra ver como ficou o resultado. Se ainda estiver muito escura, você pode repetir o processo deixando a mistura agir por até 20 minutos!

 

E aí, quando chegar no efeito que esperava lave bem o cabelo pra tirar todo o descolorante. Não se esqueça de ficar com a touca nesse momento, tá? Isso porque depois dessa limpeza é hora de passar o tonalizante que você escolheu e ficar com a touca na cabeça vai ajudar a não manchar o resto do cabelo. Demais!
 

O tonalizante vai dar a cor que você quer depois de descolorir os fios!

 

E você sabe a diferença das luzes com touca ou papel alumínio? Não? Então dá uma olhada aqui nessas dicas que eu separei e descubra tudo!

 

Tá procurando a touca ideal pra fazer mechas? Aqui no Magazine Luiza tem sempre os melhores produtos esperando você. Vem ver!