Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Saiba escolher o fichário ideal

Saiba escolher o fichário ideal

Eu te explico melhor a diferença entre os modelos! Olha só!

Papéis

Atualizado em 26 Jun 18

3 min de leitura

Gente, um dos itens favoritos de quem ama manter a ordem nos estudos é o fichário, né? Com ele, dá pra separar matérias, marcar folhas importantes e guardar tudinho o que é necessário! E o bom é que tem vários modelos incríveis pra você escolher. Agora, se quiser uma ajudinha pra decidir qual é o ideal pro seu caso, vem comigo que eu te ajudo!


Fichário aberto ou fechado

Uma das grandes diferenças entre os fichários é que alguns são do tipo aberto e outros são fechados, tá?


Os tipos abertos têm capa dura e muitas vezes vêm com um elástico que é usado pra fechar o fichário. Vale lembrar que, se você optar por esse modelo, é preciso ter um pouquinho mais de cuidado, porque, como ele é aberto, as folhas podem acabar molhando se você tomar uma chuva, por exemplo.


Agora, a vantagem dos fichários abertos é que eles são muito mais práticos de usar já que é só tirar o elástico pra abrir. Além disso, eles costumam ser bem mais compactos e levinhos, então, é melhor pra carregar por aí.


Por outro lado, como ele tem algumas partes descobertas, quem carrega o fichário na bolsa pode não gostar muito dele, porque as folhas podem acabar amassando ou sujando.


Os fichários abertos são ideais pra quem gosta de praticidade


Já os fichários fechados são aqueles com uma capa que é fechada com zíper. Desse jeito, o seu material fica muito mais protegido e dá pra deixar folhas soltas, como uma prova ou um trabalho, sem correr o risco de perder elas por aí. Legal, né?


Tipo de argolas

Um outro detalhe importante na hora de comprar o seu fichário é o tamanho das argolas que vão prender as folhas, tá? É que, quanto maior elas forem, mais páginas você consegue prender sem ter dificuldade pra virar elas.


O problema é que as argolas grandes deixam o fichário mais difícil de fechar, viu? Nesse caso, pode ser melhor investir num tipo fechado de fichário pra garantir que você não perca nenhuma folha.


As argolas menores servem pra quem quer um fichário um pouco mais compacto, pra levar somente algumas folhas específicas que sejam necessárias naquele dia. Tem muita gente que usa esse tipo de argola pra montar um tipo de agenda da semana, sabe? Muito prático!


Tamanho dos fichários

Não tem mais aquela história de que fichário precisa ser levado o tempo inteiro na mão por serem difíceis de colocar em qualquer lugar, viu? Tem modelos de tamanho A5 ou até menores que cabem certinho na mochila ou numa bolsa de mão!


Agora, se a sua intenção for usar o fichário pra estudar, o tamanho não importa muito desde que você consiga prender todas as suas folhas nele, né? Por isso, investir num modelo um pouquinho maior pode ser útil pra que você possa encaixar folhas maiores, que tenham mais espaço pro conteúdo.


Acessórios

E, não dá pra falar de fichários sem mencionar os acessórios pra ele! Afinal,  eles são bem importante dependendo do tipo de fichário que você escolher, tá?


Os fichários fechados, por exemplo, geralmente já vêm com um bolso lateral, então você não precisa se preocupar com isso. Mas os abertos podem ser turbinados com bolsos plásticos pra guardar folhas avulsas e materiais de estudo!


Já as divisórias são ideais pra quem gosta de praticidade! Já que, com elas, dá pra achar rapidinho a matéria que você quer.


Ah, e você encontra mais dicas de como turbinar o seu fichário aqui. Tem um montão de acessórios bem legais que você precisa conhecer!


Fichário é um material incrível pra quem gosta de organização, né? Aqui no Magazine Luiza você encontra os modelos mais legais! Vem conferir e escolher o seu preferido!