Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Terço: conheça esse acessório

Terço: conheça esse acessório

Saiba como usar pra orações ou na decoração

Batizado

Atualizado em 26 Jan 22

3 min de leitura

senhor de cabelos brancos e camisa branca segurando um terço nas mãos

Olha, o terço é um item religioso indispensável pros católicos cumprirem o Santo Rosário, novenas e outros rituais de devoção, sabia? Pois é! Ele inclusive dá uma ajudinha pra não se perder no número de rezas que precisa completar, porque cada quantidade ou tamanho das bolinhas representa uma prece. Vem comigo que eu te mostro!


Como usar no dia a dia


O terço é como um colar de contas com pedras maiores, outras menores e uma cruz, ideal pra te guiar. O símbolo na ponta é o início do rito, pra lembrar de começar sempre com o sinal tradicional e agradecimentos a Deus.


As bolas grandes servem pra rezar o Pai Nosso e as menores Ave Maria. É muito útil principalmente pra quem paga promessas de repetir as mesmas invocações, que são conhecidas como ladainhas, viu?


Outro jeito de realizar o terço é nos rosários, que percorrem 3 vezes o caminho dele. Ou seja, tem que terminar inteirinho e fazer mais dois ciclos, combinado?


Dependendo do que for praticar, o número de contas menores pode incluir Salve Rainha, Credo e Glória ao Pai a cada pedra pequena que finalizar. Ou depois de duas ou três grandes em que se orou o Pai Nosso, por exemplo.


Escolha o modelo certo


Olha, você encontra muitos tipos pra diferentes situações. O terço joia é um acessório de moda que te permite carregar a fé junto com o look. E quando precisar, é só tirar do pescoço e cumprir as obrigações religiosas.


Os de aço, banhados a ouro ou prata são clássicos que, inclusive, tão sempre em alta e não escurecem em contato com a pele. Legal, hein!


Agora, se preferir um pra levar na bolsa ou deixar na mesa de cabeceira, a variedade é grande, viu? Desde os feitos com contas de vidro, madeira, sementes, até os de pedras ornamentais como ágata, hematita e ametista, por exemplo.


E ainda com medalhinhas na ponta com símbolo do Sagrado Coração, imagem de Jesus ou santos de devoção como a Nossa Senhora da Aparecida e Virgem Maria. Gostei!

 

terço em cima de um folheto de santo

Que tal o kit terço e folheto de orações pra presentear um devoto de São Miguel?


Versões pra momentos especiais


Os terços personalizados com nome e detalhes em dourado ou perolado, muito lindos, são uma aposta pra ocasiões especiais como a Primeira Comunhão ou um presente dos padrinhos pra criança que vai ser crismada.


Tá pensando em comemorar com uma festa e distribuir lembrancinhas? Os miniterços em saquinhos de organza ou caixas de acrílico pra agradecer os convidados depois desses ritos importantes encantam quem quer guardar a data com carinho. E agradam também no batizado dos filhos, tá?


Ah, um que pode fazer sucesso é o terço de noiva. Essa joia ou semijoia vai pendurada junto com o buquê. Vale a pena investir em modelos dourados, prateados, rosé, com cristais e outros cheios de detalhes pra quem ama um vestido clássico. E os de cristal combinam com estilos minimalistas.


Os casais que procuram um jeito de homenagear pais ou entes queridos na hora de pisar no altar tornam o item mais especial com a versão que tem relicário na ponta e permite incluir fotos. Uau!

 

mini terço com embaagem transparente

O mini-terço em caixa de acrílico é uma lembrança prática e já vêm montada


Terço na decoração


Agora, vai montar o canto da oração aí em casa? Você pode deixar ele personalizado com terços gigantes de pendurar, tá? É possível encontrar em diferentes materiais como os apliques autocolantes de acrílicos ou resina colorida e metalizada.


Os terços aparecem ainda em quadros, adesivos com frases e nos moldes em relevo que formam a imagem de santos. É incrível pra colocar na parede de destaque acima do aparador, sofá da sala ou cabeceira.

 

terço e um quebra-cabeça com imagem de sagrada

E essa dupla de terço com quebra-cabeça que vira um quadro estilo vitral? Amei!


Encontre o terço ideal aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Deu vontade de montar o cantinho da oração? Na matéria Artigos religiosos pra decoração eu te explico o passo a passo dos itens que você precisa!


E pra facilitar na hora de encontrar a novena com mais rapidez, a dica é baixar o app Pocket Terço pra iOS ou Android. Ele conta com várias músicas, liturgias e ritos católicos!


Procurando aquela mãozinha pra criar um ambiente aconchegante pra rezar? Chame os nossos parceiros pra instalar móveis, luminárias e até ar-condicionado!