Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tipos de alho, saiba quais são

Tipos de alho, saiba quais são

São 5 tipos de alho e as diferenças são tantas que uns até duram bem mais do que outros!

Alimentos

Atualizado em 30 Jul 20

2 min de leitura

Gente, o alho é um tempero fundamental pra manter a saúde em dia, viu? Ele protege o fígado, combate viroses e ainda ajuda a evitar a diabetes. E dá pra encontrar de vários jeitos diferentes, como em pó ou frito! Quer ver só? Vem comigo que eu te mostro!


Alho desidratado em pó: ele é moído, triturado e algumas vezes misturado com outros temperos, como coentro e sal! Dá pra usar esse alho cru, salpicando por cima de pratos prontos, ou refogar com os alimentos na panela. A vantagem de tá em pó é na hora de guardar e na duração, que pode chegar até 30 dias.
 


Esse alho em pó se desfaz rapidinho e entra mais rápido nos alimentos

 

Alho granulado: tem uma consistência bem parecida com a farinha de milho, sabe? É muito boa pra misturar em receitas salgadas, cozidos, molhos, saladas de macarrão e sopas. Outro detalhe é a concentração desse alho: cada meia colher de chá, seria um dente de alho. Ou seja, não precisa colocar muito que já deixa a comida saborosa!


O alho granulado fica bem preservado por uns 20 dias depois de aberto

 

Alho em pasta: esse é o melhor jeito de conservar os nutrientes do alho, viu? Isso porque ele é apenas cortado e misturado com alicina, que também é ótimo pra combater doenças do coração, além de deixar o tempero molhadinho.


O alho em pasta é um dos mais versáteis, pois serve pra refogados; pra passar em cima de pães e torradas; e fica uma delícia em molho pra carnes, frangos e peixes. Também arrasa na durabilidade, já que depois de abrir a embalagem é só colocar na geladeira e usar em até 45 dias!
 


Esse alho em pasta traz ainda minerais como o cálcio e a vitamina C

 

Alho frito crocante: é um dos queridinhos pra salpicar em cima de comidas prontas, como o cachorro quente, macarrão com queijo, churrasco, pizzas e sanduíches, frango a passarinho, assados e peixes, viu? E desse jeito o alho também se conserva bastante, entre 30 e 45 dias em lugar fresco e arejado.
 


O alho frito age melhor como antioxidante se comparar aos outros tipos

 

Alho em lâminas: é ideal pra quem não gosta de mastigar o alho, viu? Ele derrete muito rápido na panela quente, e fica bem gostoso em legumes no vapor, temperos pra caldos e refogados.


Esse alho em lâminas fica ótimo por até 20 dias depois de aberto

 

Precisa de alho em casa? Aqui no Magazine Luiza você encontra em pasta, pó, granulado, frito e em lâminas!


Saiba mais:

Ah, e pra conservar bem o seu alho, é bom contar com o porta-temperos, viu? Dá só uma olhadinha nessa matéria aqui!


E se quiser criar temperos deliciosos com o alho, o aplicativo Receitas com Temperos pode ajudar bastante! Ele tá disponível pra sistema operacional Android.