Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Use Flip chart na sua apresentação

Use Flip chart na sua apresentação

Saiba como criar aulas, reuniões e demonstrações mais legais!

Escritório

Atualizado em 21 Jan 21

3 min de leitura

Olha, o flip chart é um cavalete com quadro branco ou suporte pra blocos e rolos de anotação gigantes, tá? E é excelente pra te ajudar quando quiser ensinar ou detalhar informações nas palestras, treinamentos da escola e empresa, por exemplo. Agora, sabe como deixar as apresentações mais interessantes? Vem comigo que eu te mostro!


Desenhe o que tiver falando


Pra começar, na gravação de videoaulas e palestras ao vivo, vale a pena ter um cavalete de apoio. Ele serve pra ajudar nas pausas entre falas. Ali você põe ideias no papel, desenha gráficos ou objetos.


Um exemplo é na aula de idiomas. Desenhe algo sempre que os alunos não conseguirem compreender palavras ou frases pra evitar falar em Português. Assim eles vão se esforçar pra adivinhar e aumentar o vocabulário da língua estrangeira.


Essa técnica, conhecida como visual thinking, é útil também em cursos curtos ou séries de palestras com muita informação, tá? Legal!


Como aproveitar melhor o flip chart nesse sentido


A dica é separar as explicações em blocos e cada vez que terminar uma parte, desenhe as imagens-chave, números ou palavras que resumem. Isso evita que o público se distraia.


E olha, o flip chart dupla face é imbatível! Nele, um lado tem o quadro branco de anotações e no outro um suporte pros blocos de papel, excelente quando quiser chamar alguém da plateia e pedir que interaja com você.


Os tipos com bastante espaço pra canetinhas permitem ter diferentes cores à mão e fazer esses momentos divertidos. Alguns kits já vêm até com apagador, viu?

 

Esse flip chart conta com dois lados: quadro branco e porta-bloco


Reuniões criativas e organizadas


Agora, vai fazer reuniões que juntam bastante gente pra chegar na solução de problemas ou começar um novo projeto? Elas são mais legais com diferentes cores do pincel atômico pra destacar palavras e números.


Ou ainda o flip chart com lousa magnética. É possível pregar fotos e recortes com imãs e ir mudando de lugar sem precisar escrever nada. Facilita a associação de ideias!

 

O flip chart quadro branco com lousa magnética é muito prática


Esse cavalete é um aliado se for discutir vários assuntos num período curto, principalmente se sentir que não leva jeito pra falar em público. Você pode deixar os principais dados prontos no quadro magnético com imagens e símbolos.


Alterne com o data show


E os projetores e lousa interativa são muito bons porque dá pra incluir animações, vídeos e outros recursos multimídia nas apresentações. Mas sabia que mudar do data show pro flip chart costuma ajudar as pessoas a entenderem melhor as explicações?


Por exemplo, se tiver palestrando sobre estratégias de vendas, ensinando uma matéria nova, mostre na prática! Escrever ajuda o público a fixar melhor a ideia na cabeça.


Mudar entre um e outro também rende interações durante perguntas e respostas. Os slides apresentam algo já pronto, enquanto que o bloco permite aos alunos participarem em tempo real, tá?

 

Modelo com porta-rolo de papel e porta canetas: muito prático


Encontre o flip chart ideal aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Olha, se precisar também de inspirações pra ficar craque em palestras, baixe o Youtube pra iOS e Android. Lá tem vários canais de profissionais de RH e ensino com dicas.


E moldura interativa, já conhece? Ela também te ajuda em apresentações. Dá uma olhadinha na matéria Moldura interativa: turbine sua TV e veja como transformar a televisão num tablet gigante.


Por falar nisso, vai uma ajudinha pra instalar TV, som e outros aparelhos multimídia? É só contratar os nossos parceiros.