Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Curiosidades sobre pneu de bicicleta

Curiosidades sobre pneu de bicicleta

Dá só uma olhadinha nessas dicas pro seu pneu ficar ótimo!

Ciclismo

Atualizado em 29 Jan 24

3 min de leitura

Gente, o pneu de bicicleta é uma peça fundamental pra funcionar do jeito certo, viu? Isso porque é ele que dá a velocidade e segurança pra bike rodar. E o bacana é que dá pra achar modelos pra diferentes situações, além de apostar em dicas pra manter em bom estado. Quer saber mais sobre esse item? Vem comigo que eu te explico tudinho!

 

Escolha o modelo ideal pra sua atividade

Olha, o pneu é o responsável por ligar a bicicleta com a superfície, tá? É com ele que dá pra acelerar, fazer frenagens e mudanças de direção. E você encontra modelos que são indicados pra tipos de condições distintas, como os com dimensões finas, que são ótimas pra quem quer ir rápido de um jeito fácil.

 

Já pra quem vai realizar uma corrida em florestas, por exemplo, os pneus com maior largura são uma boa pedida. Isso porque quanto maior for, menor a chance de cair em curvas ou buracos. Aí sim!

 

E falando em tipos de pneus, é bacana saber que dá pra achar o stick, ou liso, que são as versões que não tem cravinhos e são recomendadas pra quem usa bicicleta speed e pratica ciclismo de velocidade.

 

Outra ideia de pneu de bicicleta é o semi slick, que é uma boa pedida pro dia a dia nas ruas da cidade. Ele conta com alguns cravos nas laterais pra aguentar curvas e buracos no asfalto.

 

Agora, se curte se aventurar no meio de florestas ou em superfícies de terra, o pneu com cravos é o modelo indicado pra essa atividade.

 

E você encontra o pneu de bicicleta em diferentes preços, que variam pelo número do aro e da marca. Em média, eles custam de 35 a 400 reais o par.

 

Os cravos grandes ajudam a não derrapar em estradas de terra ou buracos!

 

Reparos do dia a dia

Outra atividade que é bem comum pra quem usa a bicicleta com frequência, é fazer reparos em pneus pra garantir que a corrida seja um sucesso.

 

Por exemplo, pra encher um pneu com bomba manual, também conhecida como bombinha de bola, é só checar se o bico da válvula se encaixa nela. Depois, você precisa abrir a válvula da câmara e liberar a passagem de ar se o bico for fino. 

 

Feito isso, é hora de destampar a trava do bico da bomba, encaixar no pneu e fechar pra não vazar nadinha. Aí é só bombear o ar até chegar na pressão que quiser, destravar o bico da bomba, retirar a válvula e fechar com a tampa.

 

Também dá pra encher o pneu em postos de combustíveis, sabia? Pois é! Se o calibrador  for manual, o passo a passo é bem parecido com a bombinha. Agora, se for o digital, é só digitar o número da pressão que deseja em PSI enquanto tiver encaixado na válvula e esperar apitar.

 

Essa calibragem em PSI, depende bastante do seu peso e do modelo de bicicleta que tá usando. Num geral, as bikes contam com a pressão indicada em PSI na lateral de cada pneu pra você seguir o número da hora de calibrar.

 

Agora, se precisar tirar o pneu pra fazer uma troca, é só desenroscar a porca que segura o eixo ao quadro, até conseguir remover o pneu da estrutura.

 

Gostou das dicas? Aqui no Magazine Luiza tem o pneu de bicicleta que procura. Aproveita!

 

Saiba mais

Pra quem precisa de uma forcinha pra montar uma bicicleta, é só dar uma olhadinha na matéria Vai montar a bicicleta? Vem pro Magalu! que eu te ajudo.

 

Agora, se quiser montar competições com rotas, dados de disputas e até ver a frequência do coração, o app Endomondo é uma boa pedida. Ele tá disponível pra Android e iOS.


Lembrando que os nossos parceiros oferecem o serviço de montagem de bicicleta.