Esse livro é resultado de um percurso investigativo vivenciado em um contexto, cuja peculiaridade foge dos padrões convencionais de processos de formação continuada de professores. Ademais, na condição de leitor e orientador, após uma das tantas leituras, quando se mergulha nas bases que serviram de fios condutores do respectivo trabalho, cada vez mais torna-se notável o exercício do ir e vir durante o gerenciamento do respectivo processo investigativo, deixando evidente a legitimação da abordagem qualitativa. Sobre a sua especificidade, trata de um estudo cujo objetivo foi Compreender a interface currículo-educação em ciências e suas implicações para a Educação e o Ensino de Ciências na Amazônia, a partir da narrativa de um grupo de professores, em um Curso de Mestrado Acadêmico, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas. A tessitura construída para sustentar a complexidade que deu subsídio às bases teóricas, resultou de diálogos com Cachapuz (2005), Moraes, Hachmann e Mancuso (2005), Nardi (2007), Prado e Soligo (2007), Silva (2007), Lopes (2007), Arroyo (2011), Demo (2010), Chassot (2011), além de outros que não convém mencionar no momento. Do percurso metodológico que foi logrado, ficou evidente, conforme mencionamos anteriormente, a adoção da abordagem qualitativa do tipo narrativa, a partir da utilização das técnicas de observação participante, entrevistas narrativa, grupo focal e análise documental. Do experienciado, muitas evidências vieram à tona, e que só serão possíveis com uma boa leitura feita por você, caro leitor.