Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Capacetes: validade e material

Capacetes: validade e material

Vem conferir as principais informações sobre eles!

Motos

Atualizado em 22 Jul 22

3 min de leitura

Colocando capacete pra andar na moto

Gente, o capacete automotivo é um item muito importante pra segurança de motociclistas, viu? Além de ser obrigatório, ele ainda traz proteção pras pessoas que usam moto no dia a dia, seja pra praticar esportes, pra passear ou pra trabalhar. Quer saber mais detalhes sobre esse acessório? Então vem comigo:


Principais materiais do capacete


Pra começar, o capacete ajuda a proteger a vida, evitar danos maiores em casos de acidentes e a te manter dentro da lei.


Mas algumas dúvidas podem surgir pros motociclistas com relação ao capacete, viu? Ainda mais quando o assunto é o tempo de uso desse acessório de segurança e se ele tem um prazo de validade.


Por isso, separei umas informações pra te ajudar a entender melhor sobre o item. Mas antes, vou te apresentar alguns dos principais materiais, pra você não errar na hora de escolher e apostar num modelo de qualidade:

Capacete aberto

Modelo aberto com viseira longa


Aposte numa versão de ABS ou plástico injetável


O ABS, que significa Acrilonitrila, Butadieno e Estireno, é bastante usado pra compor o capacete.


A Acrilonitrila serve pra trazer resistência térmica e química, o Butadieno pra resistir a impactos e alongamento e o Estireno dá mais rigidez pra peça. Gostei!


Que tal um capacete fabricado com fibra de vidro?


Outro modelo incrível é o capacete feito com a fibra de vidro, que é ótima pra segurar o impacto numa possível queda.


Assim, você vai sentir ainda mais segurança durante os passeios de moto pelas ruas sinuosas.


De multicompostos: carbono, kevlar e outros


Os capacetes que são feitos com multicompostos levam kevlar, carbono e umas fibras mais leves e resistentes na composição.


Agora, um acessório que todos os modelos precisam ter é a cinta jugular, pra ficar bem preso e não escapar durante os movimentos.


E eles têm um forro macio, uma espuma de borracha, que funciona como um tipo de almofada pra cabeça. Desse jeito, absorve o choque numa batida, o que evita danos pra pessoa que pilota a moto.


Ah, e alguns deles contam com uma viseira que costuma ser feita de acrílico ou policarbonato.

Capacete de abs

Esse capacete é de ABS e com acabamento fosco


Capacete tem indicação de validade?


Olha, os capacetes não contam com uma data de vencimento. Até porque eles não são como os alimentos, por exemplo, que estragam com o tempo e podem fazer mal pra saúde se alguém comer depois de vencido, né?


Agora, a questão é que tem sim um período de uso pra esse acessório, um prazo de validade que o fabricante costuma indicar.


Afinal, qualquer material depois de alguns anos perde a qualidade e, no caso do capacete, enfraquece a proteção. E isso pode ser um risco pra segurança.


Então, a troca é recomendada a partir de 3 anos de funcionamento, de acordo com o próprio Código de Trânsito Brasileiro. Só não vale o tempo que ele fica parado numa loja.


Assim, além de proteger a pessoa, esse item é obrigatório pelo CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito, junto com a viseira ou o óculos de proteção e o vestuário pra motociclistas, sabe?


Ah, e pra ver a recomendação de troca é só olhar a etiqueta que fica dentro da peça, que costuma vir marcada com ano e, às vezes, também o mês.

Capacete viseira fumê

Com viseira fumê feita em policarbonato


Dicas pra saber quando trocar


Por ser um acessório obrigatório, pra evitar acidentes e multas de trânsito, é preciso manter o capacete sempre em ordem.


Pra isso, não precisa esperar os três anos pra trocar. Se você perceber que ele tá com rachadura ou algum dano que pode trazer risco pra segurança, aí já dá pra pensar em substituir por um novo, viu?


Outro detalhe é prestar atenção na qualidade da espuma de dentro, porque ela desgasta com o tempo, o que é perigoso. Aí também é um momento bom de mudar de peça.


Além disso, se você sofreu uma queda da moto, o ideal é trocar o capacete, mesmo que ele pareça não ter estragado a estrutura. Isso porque pode ter ficado enfraquecido com uma batida.

Ah, só não esquece que esse item tem que ter o selo de aprovação do INMETRO, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia, combinado? Perfeito!

Capacete com óculos

Esse capacete acompanha óculos internos


Tá precisando de um capacete novo? Aqui no Magazine Luiza você encontra diversas opções. Vem conferir!


Saiba mais


Agora, a bateria da moto é muito importante pro funcionamento dela. Mas sabe como escolher? Dá uma olhadinha na matéria Conheça melhor a bateria de moto pra conferir as dicas que eu separei!


Se você viaja bastante de moto e não quer perder o endereço, o aplicativo Waze é ótimo pra localização. Ele tá disponível pra Android e  iOS.


E se deseja participar de um consórcio de moto, conte com nossos parceiros!